ABEFIN

NOSSO BLOG

O QUE É EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Por: Guarulhos em Destaque

Quando alguém fala de Educação Financeira, qual a primeira coisa que lhe vem a cabeça?


Para muitas pessoas que eu falo sobre o assunto e faço essa pergunta, a resposta, na maioria das vezes é a mesma. As pessoas pensam que Educação Financeira é investimentos. E não é!

Quando vamos construir uma casa, na fase de construção, qual a primeira coisa a se fazer? O alicerce correto!? Sem um alicerce a casa não tem fundação e, em um momento de tempestade ela pode vir a ruir. Só depois fazer o alicerce é que começam a subir as paredes, até chegar a fase do acabamento.

Faço sempre esse paralelo para que as pessoas entendam.

A Educação Financeira é o alicerce, a base. Ela lhe dará o conhecimento necessário para que você tenha hábitos e comportamentos saudáveis com o seu dinheiro, a curto, médio e longo prazo. Com esse alicerce bem construído, ai sim, a pessoa está preparada para seguir para os investimentos.

O problema é que nem todo mundo quer se educar financeiramente, mas todo mundo quer ganhar dinheiro com investimentos e, o que é pior, sem conhecimento.

Já vi pessoas perdendo milhares de reais por entrar em investimentos sem conhecer ou saber onde estava colocando seu dinheiro, apenas por ouvir dizer que rendia X% ao mês. E não é só isso, sem a sustentabilidade que a Educação Financeira nos dá, partir para os investimentos é ficar vulnerável a qualquer tempestade.

Vou lhe dar um exemplo. No ano de 2020. Ano que estourou a pandemia. A bolsa de valores teve uma queda de 60%. Ou seja, quem tinha R$ 100 mil investidos no início de 2020, terminou o ano com R$ 40 mil. Agora você imagina que essa pessoa que tinha esse valor, não se educou financeiramente e colocou tudo o que tinha para “ganhar” dinheiro na bolsa. Resultado: uma grande perca.

Alguém que conhece de investimentos pode falar: “mas bolsa é para longo prazo, logo recupera”. Ok, concordo, mas uma pessoa que não conhece e que não tem Educação Financeira, pode não suportar essas oscilações do mercado e acabar perdendo muito dinheiro.

Mas afinal, o que é então essa tal Educação Financeira?

Como citei anteriormente, é um conhecimento que vai fazer com que você tenha hábitos e comportamentos saudáveis com o seu dinheiro. Sabe aquelas compras desnecessárias que fazemos? Ou mesmo as compras por impulso? Gastamos um dinheiro que não temos para comprar o que não precisamos.

Quando se é educado financeiramente, não fazemos isso. Gastamos com consciência. Pensando no hoje, amanhã e depois. Poupamos para os nossos sonhos e necessidades. E temos uma vida financeira sustentável.


Trago a vocês a definição de Educação Financeira da ABEFIN (Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira):

“Educação Financeira é uma ciência humana que busca a autonomia financeira, fundamentada por uma metodologia baseada no comportamento, com o objetivo de construir um modelo mental que promova a sustentabilidade, crie hábitos saudáveis e proporcione o equilíbrio entre o SER, o FAZER, o TER e o MANTER, como escolhas conscientes para a realização de sonhos e necessidades“

Ph.D Reinaldo Domingos

Com essa definição podemos entender melhor que Educação Financeira não se trata de uma ciência exata, de números, matemática, mas sim de uma ciência humana baseada no comportamento, escolhas conscientes para realização dos sonhos e necessidades.

Educação Financeira é para quem tem muito dinheiro?

Obviamente que não. Educação Financeira é um conhecimento que serve para todas as famílias, pessoas, de qualquer nível socioeconômico. É um conhecimento acessível e que está disponível para todos.


Nunca subestime os seus ganhos. Se você acha que ganha pouco, procure fazer um faxina nos seus gastos e perceberá que o seu dinheiro vai começar a render mais. Esse é um dos benefícios da Educação Financeira.

E você? Deseja saber mais sobre Educação Financeira?

Me procure nas redes sociais como @aprenderfinanceiro

Rafaell Martïns é Educador Financeiro formado pela DSOP, associado a ABEFIN e Pós Graduando em Gestão Empreendedora e Educação Financeira. Atua com Palestras, Workshops e Mentorias de Educação Financeira pela Metodologia DSOP.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes: