ABEFIN

Conheça o nosso comitê de relações institucionais. 

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD pela Florida Christian University com teses sobre Educação Financeira e Educação Empreendedora embasadas na Metodologia DSOP. Educador e terapeuta financeiro, é autor com mais de 5 milhões de livros vendidos sobre o tema Educação Financeira, que contemplam o long-seller Terapia Financeira e os livros Por que Enfrentamos CRISES e Não Estamos Preparados? Nome sujo pode ser a solução – quem não tem dívida, que atire a primeira pedra; Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar; Mesada não é só Dinheiro; Livre-se das Dívidas; Eu Mereço ter Dinheiro; Papo Empreendedor; Sabedoria Financeira; Ter Dinheiro Não tem Segredo; Coleção Dinheiro Sem Segredo (12 volumes); ABCD da Educação Financeira. Publicou as Apostilas Educação Financeira para Jovens Aprendizes; Curso DSOP de Educação Financeira e Educação Financeira para Empreendedores; e o Apontamento de Despesas; Apontamento de Despesas do Empreendedor; e Apontamento Financeiro. Nos segmentos infantil e infanto-juvenil, escreveu as obras da Coleção Turma do Nico: O mistério da Praça Diamante; O enigma da Ladeira Prateada; O segredo da Vila Esmeralda; A charada da Escola Rubi; O sumiço na Biblioteca Safira; O Colecionador de Sonhos; A Semente dos Sonhos; A Menina do Rio e Diário dos Sonhos. Publicou, também, uma coleção (4 volumes) com os personagens da Turma da Mônica: Como cães e gatos; e Visita à Fazendinha; e da Turma da Mônica Jovem: O Sumiço do Cebola; e Sem Sonhos. Em parceria com “Dentro da História”, publicou Uma aventura espacial. É autor, ainda, das séries O Menino do Dinheiro (6 volumes) e O Menino e o Dinheiro (3 volumes); O Menino do Dinheiro em Cordel e, no segmento internacional, publicou as obras School Camp; The Garden; Journal of Dreams e as séries Money Boy e The Boy and the Money. É autor de 2 Coleções Didáticas de Educação Financeira (15 volumes do aluno e 15 volumes do professor cada).

É também autor da Coleção dos Sonhos para Educação Financeira com Neurociência, que contempla quatro livros para o Ensino Infantil; seis livros para o Ensino Fundamental 1 (para o primeiro ano há uma versão para a criança alfabetizada e outra para a criança que está em fase de alfabetização); e quatro livros para o Ensino Fundamental 2, além de um livro do professor para cada ano. Essas coleções são acompanhadas por um kit para a Família (Caderno da Família e Risque e Rabisque da Família). É idealizador do Projeto Meu Primeiro Livro a Abefin, no qual organizou os livros Independência Financeira ao alcance das mãos (2018) e Trabalhadores não precisam ser pobres (2019).

Em 2008, criou o primeiro programa de educação financeira para empresas, o primeiro curso de Formação de Educadores Financeiros e idealizou a primeira Coleção Didática de Educação Financeira para o Ensino Básico do país, já adota-da por diversas escolas, privadas e públicas. Em 2009, criou o primeiro curso de pós-graduação em Educação Financeira – Metodologia DSOP. Em 2012, criou o primeiro programa de Educação Financeira para jovens aprendizes e, em 2013, ampliou para educação de jovens e adultos (EJA). Em 2014, criou o primeiro curso de Educação Financeira para empreendedores. No mesmo ano, iniciou o curso de pós-graduação online em Educação Financeira – Metodologia DSOP.

Em 2016, criou mais 3 especialidades de pós-graduação (Neurociência para Docentes, Terapia Financeira e Empreender com Lucro em 1o Lugar), além de idealizar o programa CLIL, que tem como objetivo conceder o potagonismo tanto à aquisição do idioma quanto à conscientização financeira vivencial dos alunos. Em 2017, iniciou a formação de Terapeutas Financeiros e idealizou a primeira turma stricto sensu do Mestrado em Educação Financeira. Em 2018, iniciou a formação de Empreendedores Educacionais, além da primeira turma de Doutorado em Educação Financeira. Em 2019, criou e lançou a primeira Franquia de Profissionais da Educação Financeira, por meio de Plataforma Digital.

Bacharel em Ciências Contábeis, pós-graduado em Análise de Sistemas, mestre (com a tese sobre o livro Mesada não é só Dinheiro), doutor (com a tese sobre a Coleção dos Sonhos) em Ciência de Administração e Negócios e pós-doutorado (com tese sobre o livro Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar), Reinaldo fundou a Confirp Consultoria Contábil e foi governador do Rotary International Distrito 4610, na gestão 2009-2010. Atualmente é presidente do Grupo DSOP. É idealizador, fundador e presidente da Abefin – Associação Brasileira de Educadores Financeiros. Idealizou, também, o primeiro curso de pós-graduação em Educação Financeira (presencial e online) no Brasil e o primeiro programa de mestrado e doutorado em Educação Financeira no Mundo.

Reinaldo é mentor da Metodologia DSOP, que embasa todos os programas de educação financeira. Em seu canal no Youtube, Dinheiro à Vista e em seu podcast no Spotify, REALIZANDO SONHOS, fala, semanalmente, sobre educação financeira.

E – mail: reinaldo.domingos@abefin.org.br

Presidente

Irismar Tavares

Membro da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira, Franqueada Educacional da DSOP – Educação Financeira; Pós-Graduada em Educação Financeira com Neurociência para Docentes (UNOESTE) e Metodologia do Ensino na Educação Superior (UNINTER); Pós-Graduanda em Gestão de Investimentos e Educação Financeira (UNOESTE); Formação, pela DSOP, em Educação Financeira, Terapia Financeira e Empreendedora Educacional; Graduada em Ciências Contábeis (PUC-RS); Servidora Pública durante 42 anos: Auditora Fiscal do Tesouro do Estado do RS, Secretária Municipal da Fazenda de Cidreira-RS, Gerente de Orçamento e Finanças da CEITEC/AS, Perita Contábil Judicial; Conselheira do Sindicato dos Auditores Fiscais do RS-SINDIFISCO/RS; Coautora do livro Trabalhadores não Precisam ser Pobres.

E-mail: irismar.tavares@abefin.org.br

Redatora

Andréa Saraiva

Formada em Administração de Empresas com ênfase em Finanças Certificação Profissional FEBRABAN CORRESPONDENTE CONSIGNADO – CERT.FBB-310 MBA em Gestão Empresarial na instituição de ensino FGV- Fundação Getúlio Vargas Certificada na Sociedade Brasileira de Coaching – Personal e Professional Formação em educador financeiro pela DSOP.

E – mail: andrea.saraiva@abefin.org.br

Relações Institucionais

Pesquisadora