ABEFIN

NOSSO BLOG

Em busca da regulamentação da atividade profissional da Educação Financeira no Brasil

Por: Reinaldo Domingos

O que fazer com o desequilíbrio financeiro da sociedade brasileira? Temos 95% de endividados – pense, todo mundo que tem um cartão de crédito ou conta a pagar (energia, água, celular pós-pago), tem uma dívida, ou seja, quase toda a população está endividada – destes aproximadamente 70 milhões de inadimplentes, e apenas 8% têm previdência complementar.

Aposentados e pensionistas do INSS em sua quase totalidade não são sustentáveis financeiramente, dependem de parentes e amigos ou continuam trabalhando para manter seus padrões de vida.

Neste cenário que nos encontramos não podemos mais fechar nossos olhos e dizer que está tudo bem, também não podemos permitir com que as pessoas e famílias continuem a combater o efeito de seus problemas financeiros, buscando pelo crédito não consciente, se endividando mais a cada dia, até chegar à inadimplência.

Sem contar com os desperdícios e excessos de gastos nos lares brasileiros e consomem grande parcela dos ganhos (até 50%). Tudo isso somado a volta da inflação que coroe a moeda Real (R$) fazendo com que precisemos de mais dinheiro para manter nosso padrão de vida.

É importante ressaltar que não devemos olhar somente para aqueles que se encontram em situação de inadimplência, com nome sujo. É preciso saber que também aqueles que tem dinheiro guardado, que são chamados de investidores, estão perdendo poder aquisitivo devido aos seus investimentos não reporem a perda real inflacionária.

Para combater a verdadeira causa, que é o analfabetismo funcional do dinheiro, gerado pela ausência dos ensinamentos de como utilizar o dinheiro em todas as fases da vida, ficou evidenciado que seria preciso mais do que ter ações pontuais e isoladas. 

Por isso, em 2012, foi criada a Associação Brasileira de Profissionais da Educação Financeira (ABEFIN), que tem como proposito buscar pela regulamentação dos profissionais de educação financeira e criar as políticas necessárias para que o tema não se misture com as finanças pessoais.

Por anos o tema administração do dinheiro foi tratado de forma errada e até marginalizada. O resultado é uma realidade em que milhões de brasileiros não conseguem controlar de forma consciente seus recursos financeiros. O erro já ocorre no conceito do tema, sendo que a maioria das pessoas não percebem que é um conteúdo relacionado a comportamento, primordialmente, e não à matemática e contas.

A educação financeira tem seu embasamento nas ciências humanas, focando no comportamento, atitude e hábitos de como lidar com o dinheiro, percebendo que este é um meio e não um fim.

Como podemos ensinar uma nova disciplina, um novo jeito para combater essa situação se não tivermos especialistas, profissionais habilitados? Por isso a ABEFIN tem como missão de trazer a educação financeira embasa em ciência e devidamente comprovada academicamente, validando os profissionais habilitados em diversas especialidades.

Em comparação com a medicina, posso afirmar que a educação financeira não pode ser tratada como uma clínica geral, sendo necessárias suas especialidades, por essa necessidade que foram divididos esses profissionais em: Terapeuta Financeiro, Educador Educacional, Educador Empresarial, Educador de Investimentos e o Educador Financeiro. Cada uma dessas com seus devidos fundamentos.

Ainda dentro das divisões, dentro das atividades profissionais, a ABEFIN classifica em duas categorias: o Profissional de Negócio e o Profissional Acadêmico.

O Profissional de Negócio, devidamente formado por associação credenciada e com metodologia científica, é aquele que em suas especialidades está capacitado para atender as pessoas e famílias independentemente de suas situações financeiras (superendividado, endividado, equilibrado financeiramente ou investidor).

Já os profissionais acadêmicos (graduados, pós-graduados, mestres e doutores em educação financeira) possuem a grande responsabilidade de serem os professores desses conhecimentos desde o ensino básico ao superior.

Estou à frente dessa organização, pois vejo fundamental estruturar ações em relação ao tema para uma real mudança na realidade de milhões de brasileiros. Para poder introduzir algo novo dentro de hábitos antigos, a ABEFIN traz  como conceito da Educação Financeira:

“Educação Financeira é uma ciência humana que busca a autonomia financeira, fundamentada por uma metodologia baseada no comportamento, com o objetivo de construir um modelo mental que promova a sustentabilidade, crie hábitos saudáveis e proporcione o equilíbrio entre o SER, o FAZER,  o TER e o MANTER, como escolhas conscientes para a realização de sonhos e necessidades.”

A ABEFIN além de credenciar os profissionais da educação financeira de Negócio e Acadêmico, traz em sua missão outras importantes atuações, como:

  • desenvolvimento de sua própria revista científica, onde recebe os trabalhos científicos acadêmicos lato e stricto senso sobre educação financeira;
  • Desde 2019, por meio do Comitê de Seguros e Previdência, gerido pelo associado Educador Financeiro Jusivaldo Almeida Santos, foi constituída a ABEFINPREV, uma previdência privada devidamente registrada na Previc, em parceria com a Mutoprev, com o objetivo de fomentar o hábito de poupança, para uma aposentadoria sustentável para associados e para os colaboradores de mantenedores, e o com um diferencial importante, a ABEFINPREV estende seus benéficos a pais, filhos e netos, garantindo assim a sucessão dessa nova cultura junto aos sucessores;
  • Projeto Lei protocolado, em novembro de 2021, na Câmara de Deputados com objetivo de regulamentar a atividade profissional visando a constituição dos Conselhos Federal e Estaduais de educação financeira e com isso consolidar e garantir que a atividade não se perca, ficando desacreditada;
  • Em Janeiro de 2022 a ABEFIN protocolou na França, sede da OCDE – Organização para Colaboração e Desenvolvimento Econômico – na busca do reconhecimento e da unificação universal do conceito de educação financeira, elaborando um dossiê evidenciando os últimos quinze anos de educação financeira, praticada no universo do comportamento e hábitos com a comprovação acadêmica e científica. O dossiê também foi protocolado na CVM – Comissão de Valores Imobiliários;
  • Há mais de 5 anos lançou o Projeto 1° Livro, são mais de 30 novos autores de educação financeira já lançados. Neste ano, já encontra-se em fase de publicação mais uma obra com mais dez novos autores, estimulando a cada dia mais literaturas sobre esse importante tema;
  • Parceira com Instituições de Longa Permanência de Idosos – ILPI, em 2020, a convite do Ministério da Família Mulher e Direitos Humanos, com assinatura de convênio que contou com a presença do o ilustríssimo Presidente da República Jair Messias Bolsonaro e da então Ministra Damares Alves, em solenidade no Palácio do Governo, para que capacitasse os gestores administrativos e financeiros das mais de 2 mil ILPIs. Ação essa executada em janeiro de 2021, com o apoio da D.S.O.P Educação Financeira, por meio de pesquisas da situações financeiras das instituições e curso desenvolvido conforme as necessidades das mesmas, levando a educação financeira tanto para gestão financeira quanto para a vida pessoal e familiar desses gestores.
  • A ABEFIN tem a sua capilaridade ampla, com seus 26 presidentes estaduais, hoje atuantes na disseminação da educação financeira junto as suas regiões.
  • Diversos comitês foram criados para focar em necessidades, dentre essas destacamos o Comitê da Mulher, que é encabeçado pela terapeuta financeira Luscimeia Reis, presidente da ABEFIN-MG, que devolve ações específicas para esse grupo. Também por meio desses presidentes temos uma forte atuação política, como é o caso do Educador Financeiro Cicero França ABEFIN-CE, que vem estruturando diversas ações junto as prefeituras do Ceará.

Sempre é importante ressaltar que não se constrói uma nova atividade que não tenha história vivenciada e comprovada, a ABEFIN está a frente dessa nova atividade de Educação Financeira e a cada dia se consolidada, representando os profissionais de educação financeira no Brasil.

 Convido todos, independentemente de qualquer profissão que exerça, a se tornar um associado mantenedor, somando seu talento para disseminarmos juntos essa importante missão de construir e levar para as próximas gerações uma vida saudável e sustentável financeiramente.

Reinaldo Domingos é presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira – ABEFIN e da DSOP Educação Financeira. Está à frente do canal Dinheiro à VistaÉ PhD em Educação Financeira, . Autor de mais de 100 obras sobre o tema, entre eles como o best-seller Terapia Financeira.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes: