Organização não Governamental que atende crianças e adolescentes em Prudente é contemplada pelo Nead/Unoeste e DSOP.
Voltado para instruir crianças e adolescentes sobre uma vida financeira equilibrada, sustentável e próspera, projeto em formato de extensão universitária e que também alcança os pais é ofertado ao Instituto Sonhe! Prudente.
A iniciativa é do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unoeste, por meio do curso Superior de Tecnologia (CST) em Educação Financeira EAD, em parceria com a DSOP Educação Financeira, de São Paulo.
Com as presenças de dezenas de famílias, o projeto foi apresentado à comunidade na noite de sexta-feira (25) na sede do Instituto: rua 21 de Setembro, 451, no Núcleo Habitacional Bartholomeu Bueno de Miranda (Cohab).
Exposição e recepção
A apresentação foi feita pela diretora do Nead, professora Sonia Sanae Sato; pelo coordenador do curso, professor André Junior Silva Wiezzel; e a diretora de Projetos Especiais da DSOP, Ana Rosa Vilches.
A recepção foi pelo presidente da Associação Boas Novas (ABN), pastor Fernando Menezes, e pelo coordenador do Instituto Sonhe! Prudente, Diogo Vieira. O projeto será desenvolvido em quatro encontros no mês de novembro.
O material didático é sustentado nos livros O Menino do Dinheiro vai á Escola e Por que enfrentamos crises e não estamos preparados? Obras do autor PhD em educação financeira, Reinaldo Domingos, criador da metodologia DSOP.
A sigla de Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar, cuja definição de cada palavra será trabalhada nos encontros, com as turmas divididas em crianças (aos domingos) e adolescentes/jovens (as segundas-feiras), no período de 3 a 25 de novembro.
Transformando Vidas
Ao receber o projeto extensivo “Transformando Vidas DSOP – a educação do comportamento financeiro”, o pastor Fernando disse que a Unoeste é uma grande parceira no esporte, na educação e agora também na educação financeira.
O pastor utilizou Mateus 6.24 para dizer que dinheiro é para servir a pessoa e não para dominá-la: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro”. Uma alusão a Deus e o dinheiro.
Também falou da inversão de valores, do amar as coisas e usar as pessoas, quando deveria ser ao contrário; para dizer que as crianças e adolescentes/jovens terão a oportunidade de aprender a ter controle do dinheiro, para um futuro próspero.
André se dirigiu aos pais para dizer que seus filhos, através da educação financeira, poderão ter uma vida de conquistas. Sonia destacou a parceria da DSOP, pela qual a Unoeste é única universidade que forma educadores financeiros no país.
Parceria e motivação
Parceria de oito anos, pela qual são ofertados cursos livres, graduação e pós-graduação; o que contribui com o engrandecimento da Unoeste que é a 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo, em avaliação do Ministério da Educação (MEC).
Ana Rosa, que se deslocou de São Paulo para Presidente Prudente, apresentou aos pais e filhos a proposta do projeto inserido na missão da DSOP que é disseminar a educação financeira no Brasil e no mundo, por meio de sua metodologia.
Contou que Reinaldo Domingos começou a ser educado financeiramente aos 12 anos de idade, quando trabalhou dez meses e juntou dinheiro para comprar uma bicicleta. Aos 37 anos de idade e muito bem de vida, decidiu atuar com educação financeira.
Com motivação proporcionada pela história desse vencedor, Ana Rosa conduziu a sua fala, em diálogo com os presentes, oferecendo dados e explicando o projeto. Ao final teve a dinâmica de cada um descrever o seu sonho e pendurar na “árvore dos sonhos”.
Outras ações
A ABN e o Instituto Sonhe! Prudente conta com outras ações junto à Unoeste que envolve a professora doutora Janaína Pereira Duarte Bezerra e a doutoranda em Meio Ambiente, Matilde Barga dos Santos Lopes.
Janaína leciona nos cursos de Educação Física presencial e EAD, sendo que o mesmo ocorre em relação aos cursos de Pedagogia; e em cursos de pós-graduação, em nível de especialização, também presenciais e EAD.
Matilde coordena o Sistema de Gestão Ambiental da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) que, entre outras ações, desenvolve a campanha de arrecadação materiais recicláveis: lacres, tampas pets, tampas de metais e blisters.
Campanha de cuidados com o meio ambiente e de amplo alcance social, já que os materiais coletados, em unidades da Sabesp e parceiros, são vendidos e o dinheiro é destinado ao Hospital de Esperança, em Presidente Prudente.