ABEFIN

NOSSO BLOG

Por que as empresas devem se preocupar com a educação financeira de seus colaboradores?

Sempre comentamos, por aqui, a importância de envolvermos a família no planejamento financeiro de nossa casa, já que a possibilidade de todos contribuírem para a solução de problemas financeiros ou de traçarem metas para novas conquistas é muito maior e melhor quando todos se comprometem.

Porém, a situação de crise mundial, as dificuldades pós-pandemia, o desemprego em alta, por exemplo, são fontes de desafios diários na sobrevivência e organização financeira pessoal.

O número de cidadãos endividados no Brasil deve encerrar 2023 em uma nova máxima histórica, conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O montante permaneceu estável na passagem de março para abril, em 78,3%, mas acima de abril de 2022 (77,7%).

Este cenário, mais uma vez, demonstra a necessidade imediata não só da família se envolver nas questões financeiras, mas também as empresas. Sim. As empresas, cada vez mais, vêm percebendo a importância de tratarem sobre educação financeira com seus colaboradores.

A Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) divulgou uma pesquisa que mostra como a educação financeira é importante nas empresas. Segundo o levantamento, apenas 16% dos colaboradores possuem capacitação financeira e conseguem planejar seus gastos com antecedência e pagar suas contas com a remuneração mensal. 

Por outro lado, 84% dos entrevistados enfrentam dificuldades para lidar com o dinheiro, o que gera dívidas e afeta diretamente o rendimento no trabalho, as relações com colegas e o índice de absenteísmo e presenteísmo. 

Além disso, a falta de educação financeira pode impactar negativamente o turnover na empresa, gerando custos com demissões e treinamentos. Por isso, é importante que as empresas trabalhem em ações como plano de carreira, política salarial clara, oportunidades de crescimento e principalmente, na educação financeira dos colaboradores.

As empresas devem se preocupar com a educação financeira dos seus colaboradores por diversas razões: 

  • Colaboradores que estão endividados ou com problemas financeiros podem apresentar queda de produtividade e aumentar a ocorrência de absenteísmo, já que precisam lidar com questões financeiras em seus horários de trabalho.
  • A educação financeira pode ajudar os colaboradores a lidarem melhor com suas finanças pessoais, reduzindo o estresse e a ansiedade no ambiente de trabalho. Isso pode contribuir para uma maior satisfação no trabalho e melhoria do clima organizacional.
  • As empresas que investem na educação financeira dos seus colaboradores podem colher benefícios também em termos de gestão financeira. Colaboradores que compreendem conceitos financeiros podem se tornar mais conscientes com relação a gastos, entender melhor o impacto de suas escolhas e contribuir para um uso mais racional dos recursos financeiros da empresa.

Como a empresa que você trabalha cuida da sua Educação Financeira? Você já pensou nisso? Fica a reflexão.

Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando ou enviando mensagem para o meu Instagram: @anima.consult 

*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião da autora.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes: