ABEFIN

NOSSO BLOG

Jade Picon é independente financeiramente? Entenda o conceito e como atingir esse objetivo

Por: Paulo Ucelli

Uma declaração que deu o que falar recentemente foi de uma participante que foi eliminada do Big Brother Brasil 22, a Jade Picon, diante de uma crítica ela afirmou que conquistou sua independência financeira aos 13 anos. A jovem, agora com 20 anos não teria, por isso, que se preocupar com o dinheiro. E, isso é real?

Segundo o educador financeiro e presidente da ABEFIN, Reinaldo Domingos, o primeiro ponto a ser questionado é que ninguém é independente financeiramente, a pessoa está nessa situação, sendo preciso controle para que no futuro as contas saiam do controle.

“Vejo vários casos de pessoas que tiveram muito dinheiro e perderam tudo, muitas vezes essas tinham até um bom planejamento, contudo, imprevistos na vida acontecem, por isso a independência financeira existe, mas a preocupação com manutenção deve ser constante”, analisa Reinaldo Domingos.

Em relação à jovem BBB, o presidente da ABEFIN explica que, por mais que tenha sido alvo de críticas pela afirmação e sem fazer juízo de valor, nada impede que ela realmente esteja independente financeiramente.

“Os números da independência financeira são diferentes para cada indivíduo. Assim, esse estado dependerá de quanto ela gasta mensalmente, quanto ela tem poupado e qual o rendimento que possui. Assim, sem levar em conta como ela conseguiu o dinheiro, o que é outro debate, ela pode sim ter conquistado a situação de independência financeira”, conta o presidente da ABEFIN.

“Independência financeira e/ou aposentadoria sustentável é um estado que alcançamos em nossas vidas. Nesse estado deixamos de fazer o escambo do tempo com terceiros para assumir autonomia plena em nosso Ser, conquistando assim o poder definitivo de nossas escolhas em relação ao Tempo! Ao alcançar esse estado podemos viver intensamente o verdadeiro sentido de nossas vidas, com equilíbrio no consumo consciente e no realizar dos sonhos, de forma contínua e sustentável, garantindo a longevidade”, complementa Reinaldo Domingos.

Ele acrescenta que por mais que possa parecer impossível, qualquer pessoa pode atingir esse objetivo, mas, para isso é preciso educação financeira.

“Muitas pessoas passaram grandes apertos nessa crise por não estarem educadas financeiramente, já por outro lado, tivemos as pessoas que sofreram e sofrerão menos, pois já estavam educadas financeiramente. Por fim, temos também aquelas que nem mesmo sentiram impactos em seus bolsos, pois já possuíam a independência financeira”, conta Reinaldo Domingos.

É claro que a satisfação pessoal não se resume às finanças, mas garantir um padrão de vida que traga segurança e conforto para realizar sonhos é fator muito importante. Por isso, Reinaldo Domingos desenvolveu uma fórmula para se tornar Independente Financeiramente. Veja 5 passos para conquistar o padrão de vida desejado:

1- Conheça o número da sua Independência Financeira

Defina qual padrão de vida deseja conquistar e com quantos anos quer atingir, assim chegará a um valor que deve guardar mensalmente.

Entenda que precisa acumular um capital que renda o dobro do que deseja ter mensalmente no futuro. Por exemplo: caso deseje obter dessa aposentadoria privada R$ 2 mil por mês, seus investimentos precisarão render R$ 4 mil por mês.

Assim, você saca metade e deixa a outra metade rendendo, para que o dinheiro se recapitalize e se preserve. Esse valor deve ser reavaliando pelo menos uma vez por ano, por meio de um diagnóstico financeiro.

2- Corte gastos

Caso tenha dificuldades para poupar mensalmente, corte gastos. Faça um diagnóstico financeiro por 30 dias, anotando todas as suas despesas, separando por categorias como alimentação, transporte, vestuário, educação, guloseimas, etc.

Assim, reconhecerá seu comportamento financeiro e saberá quais hábitos pode mudar para diminuir ou eliminar despesas e conseguir poupar para atingir o padrão de vida tão sonhado.

3- Poupe mensalmente

Poucas pessoas têm o hábito de poupar mensalmente, especialmente para sonhos de longo prazo, como o da Independência Financeira. Para não perder o ritmo, tenha seu objetivo sempre em mente: ele irá te mover e motivar.

Mas além do sonho de longo prazo, tenha também outros de médio e curto prazo, a serem realizados mais rapidamente. Neste caso, faça poupanças diferentes.

4- Preserve rendas extras

Restituição do imposto de renda, 13º salário, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), aumentos salariais, bônus, comissões, rendimento das aplicações financeiras, enfim. Você pode direcionar todas as rendas extras para adiantar o sonho da Independência Financeira.

5- Invista no fundo mais adequado

Invista os valores, tanto de rendas extras, quanto o poupado mensalmente, em fundos adequados para sonhos de longo prazo, como Previdência Privada e Títulos do Tesouro Direto.

Como essa é uma reserva muito importante, fruto de anos de trabalho, caso queira diversificar em investir em ações, por exemplo, é aconselhável destinar apenas cerca de 10% para essa modalidade, considerando o alto risco da aplicação.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes: