ABEFIN

NOSSO BLOG

É possível obter mais dinheiro com os investimentos?

Por: Top News Tech

Os estudos sobre educação financeira ensinam que a regra para fazer o dinheiro render é, primeiramente, poupar para depois começar os investimentos. Mas quando a lição de casa foi feita e o retorno não é o esperado, especialistas da área afirmam que é possível buscar alternativas para alavancar os resultados.

Ao contrário do que se possa imaginar, o processo não consiste em uma “fórmula mágica”. Na prática, é preciso estudar o mercado financeiro e entender o momento econômico para discernir as melhores oportunidades.

O planejador financeiro Valter Police explica que o retorno financeiro de um investimento está atrelado ao valor inicial aplicado, aos aportes realizados ao longo do tempo, ao prazo de resgate e à taxa estabelecida para o retorno. O especialista abordou o assunto em coluna publicada no portal UOL em janeiro deste ano.

Dos fatores citados, apenas a taxa de retorno não é de controle do investidor. Mas os demais dependem do conhecimento que ele possui e do planejamento que é realizado, como esclarece Police.

Nesse sentido, ele afirma que uma das estratégias é manter o ritmo de poupar e investir para que os aportes mensais possam ajudar a aumentar o patrimônio financeiro. Outra dica do especialista é optar por investimentos de longo prazo, uma vez que o tempo de aplicação é capaz de alavancar exponencialmente os resultados.

No entanto, nem todos os investidores têm a paciência para a construção do patrimônio a longo prazo. O presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, afirma que são muitas as pessoas que o questionam “qual é a fórmula para ficar rico?”.

O assunto chegou a ser tema de um artigo publicado no site da Abefin em que ele informa que o processo de poupar e investir deve ser contínuo, de modo que as pessoas criem uma nova forma de se relacionarem com o dinheiro. Segundo Domingos, a proposta é criar sonhos e se planejar para realizá-los.

A estratégia de aumentar o patrimônio a longo prazo é recomendada por especialistas financeiros por, matematicamente, beneficiar os resultados dos juros compostos e, também, ser possível elaborar estratégias para minimizar os riscos de perda como, por exemplo, criar uma carteira diversificada de investimentos.

Curto prazo para os investimentos

No mercado financeiro, também é possível aumentar o patrimônio no curto prazo, mas isto exige maior experiência e tolerância aos riscos. O day trade é uma modalidade que consiste na compra e na venda de ações no mesmo dia. É a operação mais ágil da Bolsa de Valores e, em alguns casos, dura poucos minutos.

Se a negociação é bem-sucedida, o investidor pode obter um alto retorno financeiro imediato. Porém, se isso não acontece, ele amarga o prejuízo financeiro.

Quem investe no day trade é chamado de trader. O mercado oferece cursos de formação para essa função, já que é preciso um conhecimento mais aprofundado de capitais para realizar esse tipo de operação.

Por isso, para quem deseja construir e consolidar um patrimônio financeiro, a recomendação dos especialistas ainda é o processo contínuo de poupar para e investir, optando por produtos que ofereçam bom retorno, usando estratégias para minimizar os riscos, incrementando o patrimônio com aportes mensais e apostando no prazo como um aliado.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes: