ABEFIN

NOSSO BLOG

Prevcom lança primeiro curso básico de educação financeira para servidores

Por: Previcon

A Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom) estruturou seu primeiro curso básico de educação financeira para servidores inscritos nos planos de benefícios administrados pela entidade. Dividido em seis blocos, os encontros online visam aprofundar os conhecimentos dos participantes e difundir conteúdos técnicos que permitam planejar as finanças, sair das dívidas e começar a investir. A ação integra o programa comemorativo dos 10 anos da entidade.

A iniciativa do Programa de Educação Financeira e Previdenciária da Prevcom foi desenvolvida em parceria com a DSOP, organização especializada no ensino do tema. A aula de abertura, realizada em 12 de abril de 2022, foi comandada pelo professor André Medeiros, que é contador com doutorado em administração e pós-graduação em elaboração e avaliação de projetos, e tratou de “Mentalidade financeira”.

A educação financeira, segundo Medeiros, é baseada em mudança de comportamento. É necessário entender o que está acontecendo com o dinheiro, identificar gastos, inclusive os menores, para manter o foco no que realmente interessa. A realização de um diagnóstico pessoal foi a primeira tarefa dada aos servidores que retomarão este assunto nas próximas aulas.

Segundo Medeiros, é possível cortar de 20% a 30% dos gastos mensais sem muito esforço. Este movimento deve ser feito para abrir a oportunidade de um recomeço. Na avaliação do educador financeiro, assim é possível poupar, reter os recursos, para, na segunda etapa, se tornar, de fato, um investidor e fazer o dinheiro render.

O curso completo reúne conceitos econômicos e financeiros além de técnicas que podem ser colocadas em prática para organizar as contas. A programação inclui exposições sobre Conceitos financeiros (27 de abril), Diagnóstico financeiro (10 de maio), Como sair das dívidas (24 de maio) e Como fazer o planejamento financeiro (07 de junho). No encerramento, em 21 de junho, a matéria será sobre Como começar a investir.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes: