ABEFIN

NOSSO BLOG

Dólar em queda, como isso impacta a população, os investidores e os viajantes? 

O dólar desce, o dólar sobe e qual o real impacto em sua vida financeira. É muito importante tomar cuidado nessa avaliação, pois existem a tendência de uma análise sobre o tema que tendencia alguns grupos ou que geram ações por impulso. 

O tema vem à tona por que o dólar apresentou queda nos últimos meses chegando pela primeira vez em 10 meses abaixo de 5 reais. O índice, pode ter certeza, terá impacto na vida de todos – viajantes, investidores e empresários. 
  

“Com o dólar em queda era para os efeitos serem sentidos para toda população brasileira. O impacto deveria ser na redução dos valores de produtos importados ou que dependem de peças ou matérias-primas importadas, ou seja, poderia ter um impacto negativo na inflação “, explica o presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (ABEFIN), Reinaldo Domingos. 

Contudo, Reinaldo Domingos alerta para uma questão que ele chama de efeito elástico da alta de preços. “Um ponto que destaco é que mesmo com a cotação do dólar diminuindo, o mesmo não deve acontecer com o preço. Quando observamos esses tipos de aumentos, observamos que depois, mesmo com a cotação voltando aos valores antigos, o mesmo não acontece com os preços, que podem até ter uma redução, mas não na mesma proporção”. 
  

Para quem sonhava viajar para fora do país, a situação pode ser interessante, pois os pacotes de viagens tendem a ficar mais baratos para países que cobram em dólar, o que diminuiria os custos da viagem. 

Contudo, um alerta é importante em relação ao tema, pois sem planejamento anterior aproveitar o valor em queda do dólar pode gerar problemas financeiros. 

“Se não existia um valor guardado para essa viagem ou uma reserva para oportunidades, não é interessante aproveitar essa queda para adquirir pacotes e viagem para outros países. A compra por impulso pode gerar impacto do descontrole financeiro e a viagem do sonho vira assim um pesadelo. Mas, se já estava planejado, a hora é muito boa”, alerta o presidente da ABEFIN. 

Já para os investidores, geralmente nos períodos de baixas da moeda se tem as melhores oportunidades de compra. Mas, é importante ter em mente que dólar é um investimento de renda variável e é importante conhecimento, para não sobre com perdas futuras. 

“Para que um investimento de renda variável dê lucro é preciso comprar na baixa e vender na alta, e nada garante que a moeda não continuará a trajetória de baixa, o que geraria prejuízos aos investidores. Lembrando que passamos por um período que o dólar estava muito valorizado. É preciso entender esse mercado para não entrar em pânico e errar nas decisões”, detalha Reinaldo Domingos. 

Ou seja, há muitos cuidados a serem tomados antes de tomar decisões em função de dados momentâneos, caso contrário o resultado pode ser dívidas e prejuízos. A recomendação é nunca tomar decisões por impulso.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes: