ABEFIN

NOSSO BLOG

 
Dia da Mentira! Veja 6 investimentos falsos que fazem as pessoas perderem dinheiro

São muitos as mentiras que encaramos no nosso dia a dia, mas uma que traz grande problema para as pessoas é relacionada ao dinheiro. Existem muitos produtos financeiros no mercado e muitas pessoas querem começar a investir, contudo, nem todos sabem como rentabilizar o dinheiro e acabam pedindo opiniões ou simplesmente apostam no “sempre ouvi falar”. 
 
O problema é que existem muitos caminhos que são apontados como investimentos, mas que fazer as pessoas perderem rentabilidade para a inflação ou, até mesmo, perder dinheiro. Isso faz com que as pessoas se frustrem, ou seja são mentiras que acontecem diariamente e não só no 1º de Abril. 

  

Assim, ao ter dinheiro para investir, o primeiro passo é buscar conhecimento sobre o tema Depois definir os objetivos de curto, médio e longo prazo e a partir daí buscar a linha que melhor se adequar a essa realidade. 
  

Ponto de alerta é que é importante ficar atento para não cair em armadilhas e investir em algo que pode lhe trazer grandes prejuízos, por isso apresento abaixo 6 investimentos falsos. 
  

1: Criptomoedas 

Uma febre nos últimos anos, as pessoas utilizam erroneamente as moedas digitais como investimentos. E assim se cria um bolsão de altas e baixas que não possui nada como garantia, apenas a vontade dos operadores, ou seja, tudo muito arriscado. Resultado, foram muitas pessoas que ganharam muito dinheiro com isso, mas também foram muitos que perderam muito dinheiro. 

  

O problema maior é que por falta de conhecimento, repetidamente vemos pessoas que são vítimas de golpes relacionados ao tema. Sempre se apoiando na promessa de ganhos exorbitantes. Exemplos de histórias que não deram certo são a dos ex-jogadores do Palmeiras e o caso do ‘faraó’ das bitcoins. 

  

2: Pirâmides Financeiras 

Mais um investimento falso e um dos mais perigosos, sem dúvida, pois além de ser ilegal, pode trazer prejuízos enormes. As pirâmides são vendidas com uma promessa de grandes lucros em pouco tempo e pouco trabalho, dependendo de novas pessoas participantes. Esses “investidores” são remunerados por indicações, favorecendo apenas que está no topo da pirâmide, ou seja, os proprietários, que ostentam luxo e riqueza para que os participantes acreditem que também “chegarão lá”. A base das pirâmides, ficam com grandes perdas financeiras quando essa pirâmide se quebra. 

  

3: Títulos de capitalização 

Por mais que seja vendido livremente, e isso não é um problema, é bom entender essa dinâmica. Os títulos de capitalização são comprados nas agências bancárias onde a pessoa guarda um valor durante um determinado período e participa de sorteios. Caso sorteada, o que é muito difícil de acontecer, o título é rentabilizado, caso contrário, o rendimento é menor que o da poupança. 

  

4: Caderneta de Poupança 

Falando em poupança, esse é um tipo de investimento, inclusive o mais querido dos brasileiros. Uma pesquisa divulgada esta semana pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mostrou que 65% das pessoas que guardam dinheiro optam pela caderneta de poupança. 

  

A poupança entra nesta lista por ter uma rentabilidade extremamente baixa, abaixo da inflação, o que não atinge 5% ao ano, portanto você deixa de ganhar mensalmente, o que ao longo dos anos pode ser muito dinheiro perdido. 

  

5: Jogos de Azar 

Os jogos de forma geral também são outros investimentos falsos. A Megasena, jogo do bicho, entre outros, faz com que as pessoas acreditem que ganharão milhões do dia para a noite, mas na verdade esses pequenos valores das apostas ao longo de anos podem ser bem consideráveis se somados. 

  

Experimente fazer uma conta rápida de todo o dinheiro “investido” em jogos, tenho certeza de que será muito dinheiro e talvez até o valor da sua independência financeira. 

  

6: Veículo 

O veículo continua sendo um grande sonho de muitos brasileiros, mas é um falso investimento, pois quando é adquirido já faz com que a pessoa comece a perder dinheiro, isso por conta da alta desvalorização, não apenas dos veículos usados, mas também os novos. O valor de compra é reduzido em aproximadamente 10% tão logo que esse veículo deixa a concessionária. 

  

Além disso, os custos para se manter um automóvel são inúmeros: IPVA, seguro, estacionamento, combustível, manutenções, eventuais acidentes, enquanto a desvalorização citada acima só aumenta ano a ano. 

  

Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista . É PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira .  
Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista . É PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (Abefin - Link) e da DSOP Educação Financeira (Link). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira .

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes: