ABEFIN

NOSSO BLOG

5 motivos para ter uma vida financeiramente saudável e equilibrada

Por: Josmar Ribeiro

Como anda a sua saúde financeira? Quando falamos de saúde financeira, não estamos falando necessariamente em ficar milionário, mas em ter uma organização financeira que possibilite ter uma qualidade de vida no presente e garantir o mesmo conforto no futuro. Não tem jeito, a saúde financeira envolve aspectos psicológicos, econômicos, contábeis, culturais, entre outros.

Um dos erros mais comuns, que até mesmo eu já cometi, é achar que se a gente colocar em planilhas as despesas e receitas é o suficiente para promover a transformação financeira em nossas vidas. Não que esse controle não seja correto e necessário, acontece que somente isso não é suficiente.

Para ter a autonomia financeira que tanto é almejada, é necessário avaliar o lado emocional em relação ao dinheiro, pois o comportamento financeiro está totalmente envolvido no processo, por isso, a importância de conhecer o seu “eu” financeiro.

Aqui faço o detalhamento de cinco motivos para ter uma vida financeira saudável:

  1. Uma vida financeira saudável possibilita a realização de sonhos e mudança de vida da pessoa e família – olhe emsua volta e observe que existem pessoas com rendas parecidas com a sua e que conseguem realizar sonhos. Por que isso acontece? Já parou para pensar nisso? Isso só é possível quando se é educado financeiramente, reprogramando um novo modo de lidar com o dinheiro, lembre-se: o dinheiro é um bom servo, mas um péssimo patrão.
  2. Uma vida financeira saudável evita ansiedade, angústia e depressão – existem estudos aprofundados que apontam que a desorganização financeira e a falta de saúde financeira em geral, provocam diversos problemas de saúde como ansiedade, angústia e depressão. Não tem nada mais eficaz para tirar o sono de uma pessoa do que a bola de neve do endividamento.
  3. Uma vida financeira saudável, evita problemas nos relacionamentos conjugais e interpessoais – estudos mostram que um grande percentual das brigas entre casais tem origem na questão financeira. E isso acontece quando os cônjuges têm modelos de como lidar com o dinheiro diferentes, podendo virar um problema sem solução e levar a divórcios. Além disso, uma pessoa que não honra com suas dívidas e constantemente pede dinheiro emprestado às pessoas próximas, tende a ser vista de forma negativa.
  4. Uma vida financeira saudável, aumenta a segurança quanto ao futuro – Quando não se está com a vida financeira saudável, organizada e planejada, não se desfruta o presente, por exemplo: férias em família, sem se preocupar com o orçamento, estando sempre com medo do comprometimento do orçamento apertado, gastando sempre com o sentimento de culpa ou medo de faltar algo. A alegria de uma vida confortável tem que ser sustentável para não ser um desastre financeiro.
  5. Uma vida financeira saudável, ajuda a atingir a prosperidade financeira – pessoas com uma vida financeira saudável estão alinhadas com a prosperidade e vão sempre atrair mais prosperidade, e o contrário também é verdade, quando se está desorganizado financeiramente os pensamentos sempre serão de escassez e com isso se estará alinhado à mentalidade de escassez.

Para quem já entendeu a importância de ter uma vida financeiramente saudável, mas já tentou de tudo e não conseguiu controlar suas finanças. A orientação é manter a calma, pois não se está sozinho nessa situação.

O sistema capitalista que vivemos incentiva o tempo todo ao consumo excessivo para suprir as nossas carências emocionais com coisas e objetos, além do mais a educação financeira não é, e nunca foi prioridade.

Por isso é fundamental tomar o controle da vida financeira e dar um basta no círculo vicioso do consumo que não permite que as pessoas vivam a vida que elas e suas famílias merecem. É preciso buscar conhecimento e ajuda sobre o tema educação financeira para transformar essa realidade, a fim de ter um presente equilibrado, realizar sonhos e se preparar financeiramente para a longevidade.

Josmar Ribeiro dos Santos – Educador Financeiro especialista em Terapia Financeira DSOP, associado ABEFIN (Associação Brasileira dos Educadores Financeiros), Pós-graduado em Educação Financeira com Neurociência para Docentes pela Metodologia DSOP/UNOESTE, Coach em Planejamento Financeiro. Atuando há mais de 8 anos em Instituição Financeira, franqueado DSOP. Tenho como propósito desenvolver empreendedores, através da educação financeira, proporcionando equilíbrio com escolhas conscientes.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes: