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Preços dos materiais escolares subiram 30%na Grande BH

De acordo com o site de pesquisas Mercado Mineiro, os preços dos materiais escolares em 2024, na média geral, subiram até 30% se comparado com o ano passado. Foram encontrados produtos com variações que podem chegar a mais de 300%. O estudo foi realizado entre os dias 11 e 12 de janeiro, com 80 produtos em 11 estabelecimentos na Grande BH.

Segundo a instituição, a sondagem tem como principal objetivo apresentar aos consumidores a comparação de preços entre as principais lojas do setor. A pesquisa é formatada pelos empresários e é utilizada, em alguns produtos, o termo “genérico” onde se entende que é a mercadoria mais barata encontrada na loja, desprezando a marca e valorizando o menor preço.

A maior variação foi do apontador simples sem reservatório metal – genérico que pode custar de R$ 1,50 até R$ 6,50, uma diferença de 333%. Seguido pelo papel laminado 48×60 – genérico, entre R$ 1,50 e R$ 6,10, variação de 307%; e com 303% de diferença, a pasta com aba elástica (PP 40mm) – genérica, que pode custar de R$ 3,95 até R$ 15,90.

Outras variações

O papel celofane 70x90cm pode custar de R$ 1,50 até R$ 5,90, com uma diferença de 293%. O corretivo líquido base d’água – genérico pode custar de R$ 1,99 até R$ 7,99, uma variação de 302%. O caderno universitário espiral capa dura com 96 folhas – Tilibra/Norma/ Foroni/Grafons pode custar de R$ 7,90 até R$ 15,90, uma diferença de 101%.

A cola branca 35g/40g – Cascolar/3M pode custar de R$ 2,50 até R$ 4,99, com uma variação de 100%. O lápis de cor inteiro com 12 cores kit (primeira linha) – Faber Castell/Norma/Maped está custando de R$ 13,90 até R$ 29,90, uma diferença de 115%. O pincel atômico (ponta chanfrada/grossa) – Faber Castell/Pilot/ Compactor/Pentel pode custar de R$ 4,90 até R$ 9,90, uma variação de 102%. Além do refil fichário branco com 96 folhas – Tilibra que está custando de R$ 8,90 até R$ 14,99, uma diferença de 163%.

Também foram comparados os preços médios em relação a janeiro de 2023. A caneta hidrocor 12 cores Neo-Pen (gigante) – Compactor que custava em média R$ 18,50 subiu para R$ 23,80, um aumento de 28%. O caderno espiral capa dura com 96 folhas (Mais +) – Tilibra Universitário que custava em média R$ 11,05 subiu para R$ 13,55, um aumento de 22.6%.

A cola branca 40g – genérica que custava em média R$ 2,70 subiu para R$ 2,99, um aumento de 10.66%. O gizão de cera com 12 cores – Faber Castell/Acrilex/Maped que tinha em média um valor de R$ 11,25 subiu para R$ 13,48, um crescimento de 19.78%. O papel colorset 48x60cm – genérico que custava em média R$ 1,83 subiu para R$ 2,26, um aumento de 23%. Também teve o papel celofane 70x90cm que tinha um valor médio de R$ 1,82 subiu para R$ 2,37, um crescimento de 30%.

Indo às compras

A presidente da Associação Brasileira de Profissionais em Educação Financeira (Abefin), Lusciméia Reis, esclarece que os consumidores precisam refletir sobre a razão da compra. “Quando tomamos decisões econômicas com planejamento financeiro, calculamos antecipadamente qual será a nossa meta naquela compra de forma que o valor e a condição não impactem o orçamento ou nos cause endividamentos futuros”.

“Recomendamos que os pais optem pela condição mais acessível levando em consideração a qualidade do produto, durabilidade e compromissos ambientais, sociais e de governança”, complementa a presidente.

Ela ainda propõe uma ação dos pais em conjunto com a escola para deixar a lista mais barata. “Sugerimos a criação de grupos de compras coletivas para negociar descontos significativos com fornecedores. Além disso, estabelecer parcerias com abastecedores locais e promover a conscientização sobre práticas sustentáveis são iniciativas inteligentes para reduzir os custos da lista de materiais escolares”.

Lusciméia finaliza enfatizando que a educação financeira é um alicerce essencial para a família durante todo o ano letivo. “Incentivar a prática de conceitos, como a importância do planejamento, orçamento, poupança e investimento, fortalecem a resiliência e prepara as futuras gerações para enfrentar desafios econômicos de maneira inteligente e informada”.

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