As crianças já estão sendo educadas financeiramente?

Chegamos conclusão de que a grande maioria dos brasileiros realmente não sabe poupar.

Por isso a DSOP proporcionar cursos de educação financeira: http://www.dsop.com.br/cursos-dsop/

Vocês sabiam que, em relação a poupar dinheiro para o futuro, o Brasil tem o 14º pior índice do mundo? Talvez, dessa forma sem uma comparação explícita, não te impressione, segue um exemplo claro.

Em 2014, a renda per capita do Brasil foi de US$15,4 mil. Esse valor é muito semelhante à renda da Tailândia; porém, em nosso país, apenas 24% da população poupam para a velhice, já no país comparado, 60% fazem isso.

É válido ressaltar que essa colocação no ranking não está atrelada à análise de classes sociais isoladamente. Muito pelo contrário, a notícia enfatiza que “Brasileiros, ricos e pobres, são os que menos poupam para a economia.”

Assustador, não é? Mas, infelizmente, essa é a realidade de que fazemos parte!

E você sabe onde está a raiz desse problema? A raiz desse problema está, principalmente, na educação básica.

Uma pergunta: você se lembra se na sua infância ou adolescência teve algum incentivo, na escola ou em casa, para aprender sobre economizar e poupar dinheiro?

E isso é, com certeza, uma das fontes desse gigantesco problema que enfrentamos nos dias atuais.

Por conta desse pouco, ou melhor, de nenhum incentivo às crianças e aos jovens sobre essa temática, segundo a revista Istoé “[…] crianças e jovens são vistos pelos publicitários como o atalho ideal para o bolso dos pais. Por isso mesmo, os pais devem começar bem cedo a educação financeira da família.”

Por isso, nós, como adultos, temos o dever de repensar nossa atitude de não nos prepararmos para um futuro confortável e tranquilo e de ensinar nossos filhos, sobrinhos, netos – de modo didático – sobre a importância de saber poupar e economizar.

Em nossa rotina, ouço muitos pessoas dizerem que gostariam de terem tido educação financeira na infância e na juventude. E que se tivessem com certeza hoje lidariam melhor com o próprio dinheiro.

E você sabia que a educação financeira nas escolas se tornou  uma das habilidades obrigatórias entre os componentes curriculares? A regra é da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece referências para o ensino no Brasil.

A DSOP ensina nas escolas  a poupar para conquistar sonhos, com base no Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas.

Agora está mais fácil, batalhemos para tornar as crianças educadas financeiramente desde pequenas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Por: RONALDO PATRIOTA

Vice-presidente ABEFIN-Alagoas, Engenheiro Civil e Presidente do CREA-Alagoas. Hoje, com mais de 30 anos de experiência, ajuda futuros engenheiros a alcançarem o sucesso em suas carreiras.

Posted in Artigos, Notícias - Abefin - Associação Brasileira de Educadores Financeiros.
Leonardo Rea

Leonardo Rea

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *