ABEFIN

NOSSO BLOG

Veja como evitar golpes nas compras on-line da Black Friday

Ferramentas verificadoras de sites falsos e a desconfiança, acima de tudo, podem ajudar a não cair em armadilhas na data.

O EXTRA lista a seguir cinco golpes mais frequentes durante a Back Friday. A edição deste ano acontece nesta sexta-feira (dia 29). Além disso, aponta três plataformas que verificam sites suspeitos, para que os consumidores possam aproveitar as ofertas com mais tranquilidade.

1. Golpe dos site falso

Criminosos aproveitam o aumento no número de compras on-line para criar sites que imitam grandes lojas de varejo. Assim, eles roubam dados bancários e valores pagos.

— Os golpistas criam e-mails falsos com aparência oficial para enganar os consumidores. Ao clicarem nos links, as pessoas são redirecionados para sites falsos e fornecem informações pessoais sem perceber —alerta Alessandro Fontes, cofundador do Site Confiável, plataforma que ajuda os consumidores a verificarem a confiabilidade dos sites.

O representante da plataforma de verificação também explica que os criminosos criam URLs (endereços dos sites) falsas que se parecem com as reais, mas que têm pequenas alterações em seus domínios.

2. Golpe da falsa promoção

Semanas antes da Black Friday, algumas lojas aumentam os preços dos produtos para oferecer um desconto que, na verdade, não existe. O preço das geladeiras é um exemplo. Entre o dia 1º de outubro e o dia 11 de novembro, o valor desse eletrodoméstico aumentou em 18%, segundo uma análise feita pelo comparadores Zoom e o Buscapé.

Fique atento aos preços dos produtos e não se deixe enganar pelo descontos. Às vezes, os preços são a metade do dobro.

3. Golpe do preço no carrinho alterado

O consumidor deve estar atento aos valores. Um preço atrativo pode aparecer na página inicial do site, mas no momento de finalizar a compra, o valor é alterado. Muitos não percebem a diferença até concluírem o pagamento. Por isso, verifique o preço do produto no carrinho.

4. Golpe do Pix

Durante a Black Friday, golpistas podem se passar por vendedores ou estabelecimentos oferecendo promoções atrativas nos canais de SMS ou nas redes sociais. Eles enviam links falsos de pagamento via Pix ou solicitam transferências para contas de terceiros. Uma vez que o pagamento é feito, o golpista some com o dinheiro, e o consumidor não recebe o produto.

Por isso, sempre verifique a autenticidade do vendedor antes de realizar o pagamento. Use plataformas de verificação e prefira lojas de confiança.

5. Produtos de qualidade inferior ou diferentes

Nas compras on-line, há casos de consumidores que recebem produtos diferentes do anunciado, itens com defeito ou de qualidade inferior ao esperado. Veja as avaliações do produto e do site antes de efetuar a compra.

Como saber se um site é falso, ou não?

Existem, ainda, plataformas que verificam a confiabilidade dos sites. Veja como usar cada um deles:

  • Google Safe Browsing: Acesse a ferramenta no navegador (transparencyreport.google.com/safe-browsing) e digite o endereço a ser verificado no campo principal para saber se há elementos perigosos na página.
  • Site Confiável: Ferramenta que ajuda os consumidores a verificarem se determinados sites são confiáveis para comprar.
  • WHOIS: Ferramenta que contém diversas informações sobre os links, como CPF, CNPJ, endereço de registro e nome de quem detém o endereço eletrônico.

Cuidados

Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (Abefin), deu algumas dicas de como não cair em armadilhas nas compras on-line. Segundo ele, antes de tudo, é bom fugir de condições extraordinárias, porque “quando o milagre é demais”, é fundamental desconfiar:

  • Cuidado com seus dados – Informações pessoais com telefone, CPF, endereço e número de cartões, dentre outros, devem ser fonte de grande preocupação.
  • Cuidado ao clicar – O impulso pode ser grande, pois a chamada é atrativa, mas só clique em links se tiver certeza de que esse é seguro. Averigue se o site tem a sigla ‘https’ no endereço da web;
  • Procure saber sobre a reputação da loja – Priorize o Procon, portais de direito do consumidor, ou o Reclame Aqui para fazer sua pesquisa;
  • Cuidado com suas senhas – Busque sempre ter senhas diferentes para cartões, sites e cadastros, e também procure alterar constantemente. Evite dados mais simples como o nome e “123” na sequência e a data de nascimento;
  • Priorize pagamento no cartão de crédito – Para compras on-line, o cartão de crédito é mais seguro, pois facilita o cancelamento, permite contestar cobranças, solicitar o reembolso e detectar fraudes. Evite transferências bancárias e boletos.

Fonte: Exata

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes: