Uma dúvida de grande parcela da população é como fazer sobrar dinheiro do salário no fim do mês ou, como as pessoas falam, sobrar dia no seu salário? Infelizmente, para a maioria das famílias isso não acontece. Pior, na maioria das vezes no fim do mês sobram dívidas.
Isso é resultado da falta de educação financeira da população, assim, resolvi trazer algumas estratégias sobre como fazer com que o dinheiro sobre ao final do mês, todos os meses. O importante é ter em mente que isso é possível, mas são necessárias algumas ações, vamos a elas:
1ª Estratégia: Nunca espere sobrar para reservar seu dinheiro
A primeira estratégia é que não se pode esperar sobrar para começar a guardar e investir. Você sabia disso? Se espera sobrar algum valor, acredite, dificilmente vai acontecer. Sempre vai aparecer qualquer imprevisto, qualquer situação para utilizar aquele dinheiro que está ali disponível, sem qualquer finalidade.
Pense: quando aparece qualquer imprevisto ou necessidade, se tem que dar um jeito, se virar nos 30 para conseguir tomar a ação necessária, e arrumar o valor para honrar com o compromisso. Diante disso, a recomendação é que se deve começar a separar uma parte do seu ganho mensal, assim que você o recebe. Comece com o que você pode hoje, que seja esse valor, mas busque sempre o máximo possível.
A ideia aqui é criar um hábito, criar uma atitude de todo mês, sempre, reservar uma parte do valor recebido. Dê o pontapé inicial, e com o tempo você vai ampliando o valor reservado. Comece, não espere sobrar para aprender a importância da reserva. Faça essa atitude, pague-se primeiro.
2ª Estratégia: Desenvolva um Orçamento Anual
A segunda orientação é ter padronizado o quanto que você pode gastar em cada categoria do seu orçamento, ou seja, não é gastar e depois ver como vai pagar, é saber o que, como e onde irá gastar. Somente depois realizar, assim, se deve ter um Orçamento Anual.
Uma visão dos próximos 12 meses, mês a mês, do quanto se pode gastar, dividido por gastos. Por exemplo, no supermercado, no lazer, nas contas de água, luz e telefone, ou seja, em todas as necessidades. Com isso, assim que se recebe o salário, já saberá quais são os compromissos assumidos e definidos, estando alinhado dentro dessa meta de gasto estipulado.
Lembre-se, sempre se tem limitações de ganhos, correto? Se determinar na 1ª estratégia retirar um valor antes de sair gastando, será preciso encaixar os gastos dentro dessa nova realidade, ou seja, terá que fazer ajustes, trocas, economias e adaptações, para que consiga viver essa nova realidade, esse novo hábito.
Construa seu futuro e pare de viver do passado. Defina o quanto pode gastar com todas as suas necessidades, de janeiro a dezembro, e com isso, considere todas as possibilidades e até os “imprevistos previsíveis”.
3ª Estratégia: Alternativas para o lazer (programação)
O 3º passo é olhar como estão os meus gastos, por exemplo com o lazer. Será que existe alguma alternativa? Será que é possível continuar fazendo esses gastos de uma maneira mais econômica? Será que existem possibilidades de fazer, às vezes, um passeio que não tenha custo?
Assistir um filme no cinema, por exemplo, e pagar menos. Obter cupons de descontos, observar ofertas que estão acontecendo. Ir em eventos e locais públicos, e assim, zero gastos.
A recomendação é que eu desenvolva uma programação, ou seja, o que quer fazer naquela semana, naquele mês, e com isso, montar um calendário de opções, com o que vem acontecendo na cidade ou região próxima. Mais uma vez, a antecipação e organização, se faz presente. É preciso pesquisar com tempo, com calma, e aproveitar o lazer pagando menos e não mais.
A ideia é não deixar de ter seu lazer, é continuar, porém com estratégia, sabendo melhor aproveitar e salvar dinheiro que está a sua disposição.
4ª Estratégia: Carimbar o dinheiro guardado
E a última estratégia, não menos importante, é começar a carimbar o valor guardado, ou seja, qual o destino desse valor, poderá ser uma reserva estratégica, uma reserva para meus sonhos de curto, médio ou longo prazo, ou ainda para a independência financeira.
É preciso dar uma finalidade, um destino ao dinheiro guardado todos os meses, o que dará a motivação não apenas de começar, mas de continuar, o que alimentará a visão do que se quer fazer com o dinheiro.
Quais são as necessidades? Quais são os desejos? E a partir dessas respostas, focar na economia e na redução de gastos, e até buscar aumentar o ganho, pois agora, saberá para onde canalizar essa nova renda, que será salva ao invés de focar apenas nas contas, nas dívidas, no consumo do cotidiano. Tendo assim motivação para poupar, economizar e até investir para as realizações dos sonhos e desejos.
Agora é com você. O que tem feito de estratégias para fazer com que sobre dinheiro no seu mês? Ter reservas financeiras, funciona e é efetivo, nos traz uma tranquilidade para tomadas de decisões de uma maneira mais segura.
Artigo em vídeo no Youtube: https://youtu.be/g01z_hLjlro
Cíntia Senna – Mestre em Educação Financeira pela FCU, Professora da Graduação e Pós-graduação em Educação Financeira pela Unoeste, Terapeuta Financeira pela DSOP e co-autora do livro Independência Financeira ao Alcance das Mãos.