A Feira da Conexão entre Indústria, Comércio e Serviços de Sete Lagoas (FECONEX) não é só conhecida por ser um evento que aproxima produtores do público, mas também traz informações para todos através das palestras. Neste sábado (17), último dia da feira, também haverá apresentações para fomentar a troca de experiências com temas relevantes.
Leonardo Campolina, jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e gestor da PRO7 Prospecção de Eventos, compartilhou sua visão sobre como Sete Lagoas pode se tornar um destino de destaque para turismo e eventos na palestra “Como os Eventos Podem Enriquecer Sete Lagoas e Gerar Bons Negócios para Você”. Em sua apresentação, ressaltou o potencial da cidade para sediar eventos de diversos tamanhos e tipos, desde grandes shows a eventos corporativos e esportivos.
“Queremos mostrar que Sete Lagoas tem tudo para ser um grande destino turístico de eventos e negócios. A cidade conta com excelentes espaços para eventos, uma rede sólida de restaurantes e serviços, e uma administração pública e entidades locais engajadas em promover esse crescimento”, destaca.
Ele fez comparações para ilustrar o impacto econômico dos eventos, citando que o carnaval de Belo Horizonte deste ano, que custou 12 milhões de reais e gerou R$ 900 milhões para a cidade. Similarmente, o show da Madonna no Rio, com um custo de 60 milhões de reais, gerou 300 milhões.
Em outubro, Sete Lagoas receberá o Intermed, a maior competição esportiva entre faculdades de medicina de Minas Gerais, que deve gerar cerca de 9 milhões de reais para a cidade, com um investimento organizacional de 3 milhões de reais. “Queremos que Sete Lagoas entre definitivamente na era dos grandes eventos e que todos possam se beneficiar disso”, afirmou Léo.
Ele também destacou a diversidade da cadeia produtiva do turismo, que envolve empresas do setor de eventos, hospedagem, transporte, alimentação, serviços, comércio e até a construção civil. “Além do impacto direto, é importante considerarmos que todos os fornecedores destas empresas também são impactados, uma vez que aumenta o fornecimento de produtos ou serviços, conforme aumenta a demanda. Um motorista de aplicativo, por exemplo, é o primeiro a receber o dinheiro, mas rapidamente passa para um posto de gasolina, uma oficina, uma loja de peças ou outro fornecedor”, concluiu Campolina.
Confira o que está programado para o último dia da terceira edição da Feconex:
PALESTRAS DE SÁBADO (17/08)
14h15
ESG – Estratégias de Investimentos e Financiamentos para Pequenos e Médios Negócios
Palestrante: Lusciméia Reis
Lusciméia Reis é especialista em autoconhecimento sistêmico financeiro, ESG (Environmental, Social, and Governance) e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Ela atua como terapeuta e educadora financeira com a Metodologia DSOP e é presidente da ABEFIN Mulher (Associação Brasileira de Profissionais em Educação Financeira). Com vasta experiência em gestão de sucesso do cliente, Lusciméia traz uma visão sistêmica e orientada por dados, combinada com criatividade, para apoiar a aplicação de estratégias ESG em pequenos e médios negócios.
15h
Talk Show: Empreendendo com Propósito – Impacto das Práticas ESG e ODS em Negócios Privativos e Públicos
Participantes:
– Marcelle Mongin: Bióloga, Dra. em Zoologia, especialista em ESG, cientista, escritora, palestrante e membro-fundadora da Rede ESG Brasil.
– Manoel Simões: Zootecnista e extensionista agropecuário da EMATER-MG com quase 30 anos de experiência, palestrante e especialista em ESG.
– Jessica Terra: Empresária e engenheira florestal, presidente do Instituto Terrenus e idealizadora do projeto Reflorestar Cerrado.
– Victor Vila Nova: Analista de sistemas e CEO do Grupo Vila Nova, especialista em processos fiscais e ERP, e consultor e auditor fiscal.
– Adriane Pena: Psicóloga, diretora do SERPAF, coordenadora do Ponto de Cultura Yporanga, gestora da Granja Barreirinho e membro da diretoria da ACI e do Helenas.
– Ieda Lis Ciolete: Médica cardiologista e geriatra, especialista em ESG em Saúde, palestrante internacional e autora de três livros.
16h45
Palestra: Café com a Polly – Comunicação é ARTEmanhas!
Palestrante: Pollyana Aguiar
Formada em Publicidade e Propaganda, Pollyana é coach e mentora de mulheres na comunicação, com mais de 18 anos de experiência na TV. Ativa nas redes sociais e apresentadora de eventos, ela divide seu tempo entre o Brasil e a Itália, onde reside desde 2016, conciliando carreira, casamento e maternidade.