ABEFIN

NOSSO BLOG

Férias de Julho: aproveite com economia e diversão 

Julho é o mês das férias escolares e é comum que os pais se planejem para desfrutar desse momento em família. Contudo, os gastos durante esse período podem sair do controle, sendo necessário tomar cuidado diante das diversas oportunidades de lazer. Parques de diversão, idas ao shopping, lanchonetes, viagens e programações especiais de férias podem extrapolar o orçamento e gerar surpresas desagradáveis quando as aulas recomeçam. 

No entanto, é possível aproveitar as férias sem se preocupar tanto com o bolso. Confira algumas dicas para não comprometer as finanças: 

Defina metas e sonhos – Estabelecer metas e decidir quais sonhos serão realizados durante as férias são passos importantes para um planejamento financeiro adequado. Independentemente do tamanho desses sonhos, é essencial planejar os gastos para que não ultrapassem o orçamento disponível. Para isso, é fundamental reunir todos os membros da família e garantir que a reunião seja um momento descontraído, com a participação e consideração das ideias de todos. 

Pesquise para economizar – Após definir os sonhos, fazer uma pesquisa detalhada para encontrar opções de passeios mais em conta é a melhor escolha. No caso de pacotes de viagens, por exemplo, passagens e hospedagens nos dias de semana costumam ser mais baratas. Além disso, verifique os dias de entrada mais barata em cinemas e teatros, e aproveite a meia-entrada. 

Estimule a educação financeira nas crianças – As férias podem ser uma excelente oportunidade para introduzir a educação financeira na vida dos filhos. Incentive-os a realizar seus sonhos de férias, seja uma viagem, um dia em um parque de diversões ou um passeio com os amigos. Ações simples e que fazem diferença no orçamento mensal, como tomar banhos mais curtos para economizar energia e água, reciclar o lixo ou lembrar de apagar as luzes, podem ajudar a criar um pensamento mais sustentável e contribuir para a realização dos sonhos. 

Divirta-se gastando pouco – Existem muitas atividades que garantem diversão sem gastar muito, ou até mesmo sem gastar nada. Por exemplo, um piquenique no parque, um passeio de bicicleta, um dia dedicado à leitura, uma noite do pijama, ou até mesmo uma sessão de cinema em casa. As possibilidades são inúmeras. Descubra qual programa se encaixa melhor nos gostos dos seus filhos e tenham ótimas férias! 

Reinaldo Domingos, doutor em Educação Financeira, é presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller “Terapia Financeira”, ele está à frente do canal Dinheiro à Vista. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes: