EDUCAÇÃO FINANCEIRA METODOLOGIA DSOP: GAMIFICANDO O PILAR DIAGNOSTICAR
Este artigo aborda a Gamificação do Pilar Diagnóstico da Metodologia DSOP. Tal abordagem é devida ao fato de que, apesar da facilidade na execução da ação Diagnosticar, seu período de elaboração (30 dias) traz consigo dificuldades de ordem psicológica, envolvendo a mudança de atitude, disciplina e perseverança. O objetivo deste trabalho é propor uma solução no formato de game que ajude de forma lúdica o cumprimento das atividades de registro. Este intento será conseguido inicialmente a partir da revisão bibliográfica feita a partir pesquisas exploratórias e teóricas em artigos acadêmicos anteriores e com a proposição de um jogo de tabuleiro. Conclui-se então que a gamificação do pilar diagnóstico pode gerar engajamento e comprometimento; estimular mudança de comportamento e aumentar participação durante o processo de planejamento financeiro.
Autor (a): Cláudio César dos Santos Duarte
Ano: 06/2024
Material: Artigo Científico
Palavras-chave: Gamificação. DSOP. Educação Financeira.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA METODOLOGIA DSOP: GAMIFICANDO O PILAR DIAGNOSTICAR
Este artigo aborda a Gamificação do Pilar Diagnóstico da Metodologia DSOP. Tal abordagem é devida ao fato de que, apesar da facilidade na execução da ação Diagnosticar, seu período de elaboração (30 dias) traz consigo dificuldades de ordem psicológica, envolvendo a mudança de atitude, disciplina e perseverança. O objetivo deste trabalho é propor uma solução no formato de game que ajude de forma lúdica o cumprimento das atividades de registro. Este intento será conseguido inicialmente a partir da revisão bibliográfica feita a partir pesquisas exploratórias e teóricas em artigos acadêmicos anteriores e com a proposição de um jogo de tabuleiro. Conclui-se então que a gamificação do pilar diagnóstico pode gerar engajamento e comprometimento; estimular mudança de comportamento e aumentar participação durante o processo de planejamento financeiro.
Autor (a): Cláudio César dos Santos Duarte
Ano: 06/2024
Material: Artigo Científico
Palavras-chave: Gamificação. DSOP. Educação Financeira.