ABEFIN

NOSSO BLOG

É possível ter independência financeira aos 13 anos, como Jade Picon?

Por: Priscilla Riscarolli / Dicas Online

Conquistar a independência financeira é o grande objetivo de vida de muita gente. Enquanto alguns levam, de fato, quase uma vida para conseguir, outros conquistam logo cedo, ainda na infância ou adolescência, como foi o caso da ex-BBB Jade Picon.

Diferença entre independência financeira e autonomia financeira

“Acredito que, quando ela [Jade Picon] disse que conquistou a independência financeira aos 13, ela quis dizer que não dependia mais dos pais”, explica o educador.Publicidade

Só que independência financeira não é a mesma coisa que ter autonomia financeira – o termo que talvez seja mais adequado para Jade.

Para o professor Wine, “Jade até poderia ser independente financeiramente, mas acho que ela quis dizer que pagava suas contas, comprava suas coisas, e isso é autonomia financeira. Um jovem de 16, 17 anos, pode ter autonomia financeira, e isso não é tão incomum.”

A independência financeira é um conceito mais amplo, que se refere à situação em que uma pessoa tem um patrimônio capaz de lhe gerar uma renda suficiente para que consiga pagar todas as suas contas e viver bem.PublicidadePUBLICIDADE

Se você é uma pessoa independente financeiramente, significa que, se amanhã você não ganhar mais nada, com o dinheiro que acumulou até hoje ainda pode manter o padrão de vida por um tempo.

Não é questão de ser milionário

Além de não ser fácil para a maioria das pessoas conquistar a independência financeira, muitas cometem o erro de pensar que só vão atingir esse objetivo quando ficarem ricas ou milionárias, como Jade. Mas, não é verdade.Publicidade

O que importa é que o dinheiro que você já tem consiga bancar seu padrão de vida atual por um tempo, mesmo que eventualmente você perca seu emprego.

Então, o que você precisa saber é qual o seu padrão de vida: quanto você precisa ganhar para pagar todas as suas despesas e ainda guardar um pouco para uma reserva de segurança ou investimentos futuros? Este será o valor necessário mensalmente para você ser uma pessoa com independência financeira.

Outro ponto importante é sobre essa reserva financeira que todo mundo deveria conseguir guardar. O recomendado pelos especialistas é que você tenha uma reserva suficiente para bancar seu estilo de vida por, pelo menos, seis meses, caso fique desempregado.PublicidadePUBLICIDADE

Para Jade é fácil falar?

Ainda de acordo com o educador John Wine, “a vida que Jade Picon tem é uma grande ilusão, em todas as áreas. Quantos jogadores de futebol, por exemplo, ganham milhões de reais? Quantos atores fazem filmes de Hollywood? Quantos jornalistas se tornam âncoras do Jornal Nacional? Pouquíssimos, uma minoria. Mas você não precisa ser o Messi, o Keanu Reeves ou o Bonner para ter uma vida financeira bem equilibrada”.

O professor mencionou isso porque Jade vem de uma família rica, e isso com certeza favorece para que seja possível uma pessoa saber o que quer da vida, poder pagar pelos estudos, pelos investimentos em um negócio próprio e ter mais criatividade.

Mesmo assim, a intenção não é desanimar ninguém. Mesmo não tendo uma base familiar em questão financeira é possível conquistar essa autonomia com pouca idade. “Não de uma maneira igual à da Jade, que é um ponto fora da curva. A não ser que você ganhe na Mega-Sena, mas a gente tem que contar com aquilo que está nas nossas mãos”, finalizou o educador.PublicidadePUBLICIDADE 

Como começar a ter independência financeira?

De acordo com Letícia Braga, gerente de educação financeira do PagBank, na mesma entrevista para UOL Economia, O grande segredo para conquistar a independência financeira é conseguir incluir o hábito da poupança na rotina.

“O que a gente precisa entender, internalizar, é que a independência financeira depende de guardar dinheiro. O que seria o racional? Recebo o salário, reservo um pouco do dinheiro e aí sim eu gasto. Assim você consegue formar essa reservinha, que com o tempo vai te fazer chegar lá [independência financeira]”, diz.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes: