Por Haydée Ribeiro
Vai presentear os pequenos no Dia das Crianças, em 12 de outubro? Fique atento! Com a chegada das promoções e ofertas, os consumidores precisam redobrar os cuidados para não extrapolar o orçamento e, principalmente, para não cair em golpes. Pensando nisso, reunimos dicas valiosas para economizar e evitar fraudes nas compras.
De acordo com o educador financeiro Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (Abefin), algumas medidas simples podem evitar grandes prejuízos no Dia das Crianças. “É crucial focar em obter os melhores preços e comprar apenas o que realmente é necessário, fazendo uma pesquisa detalhada em sites e lojas para garantir um bom negócio. Agir por impulso neste momento pode prejudicar o orçamento”, explica Domingos.
Dia das Crianças: dicas na hora da compra
Aqui estão algumas das recomendações detalhadas pelo especialista para economizar durante a temporada de compras de Dia das Crianças:
1. Faça uma lista detalhada de todos os itens que pretende comprar e para quem deseja presentear no Dia das Crianças, estabelecendo limite de gastos para cada item, evitando compras por impulso.
2. Não compre se isso resultar em endividamento. Lembre-se de que parcelar também é uma forma de dívida. Se for inevitável parcelar, certifique-se de que caberá em seu orçamento nos meses seguintes e procure fazer o menor número de parcelas.
3. Avalie se a compra não acarretará custos adicionais para a família ou para a pessoa no futuro, como a necessidade de adquirir jogos e acessórios para um presente de vídeo game.
4. Pesquise em várias lojas e sites para garantir descontos verdadeiramente vantajosos. Porém, tenha cuidado e compre apenas em sites confiáveis, pois os crimes digitais estão em ascensão.
5. Se for fazer compras, vista-se confortavelmente, alimente-se bem e tenha paciência. Isso evitará que você compre rapidamente apenas para encerrar a experiência, perdendo oportunidades de encontrar preços mais baixos.
6. Se sua situação financeira estiver complicada, opte por uma lembrança e planeje algo maior no Natal, por exemplo. Mas, é preciso conversar e explicar o motivo dessa ação.
7. Descubra, por meio de conversas, quais são os verdadeiros desejos das pessoas no Dia das Crianças. Muitas vezes, presentes mais baratos são mais bem-vindos do que itens caros.
Pós-compra
Os golpes em datas comemorativas, como o Dia das Crianças, têm aumentado, além de reclamações pós-compra. Domingos enfatiza a importância de os consumidores conhecerem seus direitos e obrigações dos fornecedores nas relações de consumo, conforme estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).
Confira algumas orientações em caso de problemas após as compras:
1. Evite surpresas com descontos enganosos em presentes para Dia das Crianças. Busque, sempre, o histórico dos preços dos produtos. Caso isso ocorra, denuncie as empresas envolvidas e considere boicotá-las no futuro.
2. Nem todo produto barato é defeituoso. Descontos não significam falta de qualidade. Mas, caso o item apresente algum problema, você tem direito à substituição ou reparo, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor. Fique atento aos prazos legais para não perder a garantia e exija a reparação dos danos sempre que necessário.
3. Você tem 30 dias para exigir reparos em produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis. O prazo começa a contar a partir da entrega do produto ou da execução do serviço. Já em casos de defeitos ocultos, o prazo só passa a valer a partir do momento em que o problema se tornar evidente.
4. Exerça a reclamação formal nos prazos indicados, pois fora deles o direito perde validade. Se você optar por entrar com uma ação judicial para buscar reparação por danos, o prazo prescricional é de cinco anos, a partir do conhecimento do dano e de sua autoria.
5. Lembre-se de que o Código de Defesa do Consumidor permite que você se arrependa de uma compra em até sete dias corridos, especialmente se a contratação do fornecimento de produtos e serviços ocorreu fora do estabelecimento comercial, como por telefone ou a domicílio. Portanto, se você perceber que fez uma compra que não deveria ter feito, por qualquer motivo, pode solicitar o cancelamento sem nenhum custo.
Prevenção de fraudes
1. Proteja seus dados pessoais. Nunca forneça informações como CPF, endereço, telefone ou números de cartões em qualquer formulário. Antes de cadastrar seus dados, verifique se o site é seguro (ícone de cadeado na barra de endereços e boa reputação da loja).
2. Cuidado com links suspeitos. Antes de clicar, verifique se o site é confiável. Confira se há o cadeado de segurança e se o endereço começa com “https”.
3. Verifique a reputação da loja. Antes de comprar, consulte fontes confiáveis como Procon, portais de defesa do consumidor e o Reclame Aqui para evitar golpes.
4. Use senhas seguras e diferentes. Crie senhas distintas para cartões, sites e cadastros, e altere-as regularmente. Evite combinações óbvias, como “123” ou sua data de nascimento.
5. Prefira o pagamento com cartão de crédito para compras online. Facilita o cancelamento em caso de problemas e permite que você conteste cobranças indevidas.
6. Desconfie de condições extraordinárias e promoções com descontos exagerados. Muitas vezes, ofertas muito atraentes são usadas para golpes.
7. Proteja seus dispositivos mantendo o antivírus sempre atualizado e realizando varreduras periódicas para identificar possíveis programas maliciosos.
8. Consulte fontes confiáveis e fique atento a notícias e alertas sobre fraudes relacionadas ao Dia das Crianças. Evite acreditar em boatos, especialmente em grupos de WhatsApp, que frequentemente espalham informações falsas.