ABEFIN

NOSSO BLOG

Governo começa a pagar o décimo terceiro salário – aprenda a utilizar esse valor com inteligência

Por: Assessoria de Imprensa

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) começa a pagar hoje (dia 25) a primeira parcela do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas. O calendário de pagamento leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço, e deve se estender até o dia 6 de maio, serão liberados benefícios aos grupos de aposentados e pensionistas.

Possuem direito a receber esse benefício mais de 36 milhões de pessoas destas mais de 60% recebem um salário mínimo. Que receberão o piso nacional que é de R$ 1.212 desde 1º de janeiro. Os demais aposentados tiveram reajuste de 10,16% na remuneração.

Essa injeção de dinheiro feita pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é muito importante, para proteger os aposentados e até aquecer a economia e, por isso, é preciso que os beneficiados saibam a melhor forma de utilizar essa quantia.

“Dinheiro extra, no geral, não deve ser utilizado para quitar dívidas, nesse momento essa ideia deve ser reforçada, também é importante que não utilize esse dinheiro para fazer compras de supérfluos, mas sim ser planejado o uso poupado, destinando-o para atravessar esse período difícil que passaremos”, avalia o presidente da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos.

Para o especialista o primeiro passo é fazer um diagnóstico financeiro, ou seja, anotar todos os gastos ao longo de um mês, separando-os em categorias (alimentação, combustível, vestuário, etc.). Dessa forma, verá exatamente com o que está gastando cada centavo do dinheiro e onde está havendo excessos, para diminui-los ou até cortá-los, se for o caso. Sabendo se é superendividado, endividado, equilibrado ou investidor, é mais fácil descobrir o que fazer com o 13º.

Um importante alerta é que não ajuda o desespero e de sair pagando dívidas e contas, é um momento reflexão e para isso as decisões devem ser pensadas de forma estratégicas, nunca esquecendo os sonhos que são os grandes agentes motivadores.

Ele complementa que “esse dinheiro é muito importante, lembrando que o aposentado e pensionista não receberá mais a primeira parcela no início do segundo semestre, como estavam acostumados, assim é preciso uma reserva com esse dinheiro. Tenha a certeza de que com planejamento e organização, é possível se adequar”.

Para todos nesse momento a principal recomendação é que é preciso tempo para pensar nas necessidades básicas e em relação às despesas.

“Faço um alerta muito importante sempre, cuidado para não emprestar dinheiro para parentes ou conhecidos, esse é um importante valor que deve ser utilizado para organizar as finanças. Outro alerta é em relação aos golpes financeiros que se multiplicaram com a liberação desses valores”, informa Reinaldo Domingos.

O especialista preparou orientações para usar o dinheiro de acordo com a a situação financeira de cada pessoa, vamos ver cada uma delas:
 

Investidor – Um investidor precisa ficar atento a destino que quer dar para esse dinheiro do décimo terceiro salário. É possível que não haja necessidade de gastar esse valor, assim o valor pode ser uma ótima pedida para um reforço dos dinheiros investidos, simplificando o caminho para realização dos sonhos. Lembrando que o dinheiro deve sempre estar carimbado para os objetivos. Também sempre recomendo diversificar os ativos investidos.
 

Equilibrado – A situação de equilíbrio financeiro é a mais complexa, nela o que a pessoa ganha ela gasta, o que mostra uma grande preocupação. Para a pessoa que está nessa situação, o décimo terceiro pode ser o caminho para começar uma reserva financeira, que garanta um fôlego no futuro. Assim, com o recebimento é preciso saber o que será feito com o valor, caso o mesmo fique na conta corrente, assim como os outros ganhos acabará por se perder. 

Endividado – Existe uma grande confusão quando falamos em estar endividado, trata-se de algo comum e natural, não podemos conotar que uma pessoa endividada esteja com problemas financeiros. Lembrando que uma compra a prazo é dívida e não haverá problema se estiver organizado para honrá-la em seus vencimentos. Nesse caso o dinheiro do décimo terceiro salário não deve ser para liquidar essas dívidas, se as mesmas estiverem dentro do orçamento mensal. Não se deve usar um ganho extra para simplesmente antecipar ou pagar dívidas. Talvez seja uma boa oportunidade para começar a realização de um sonho ou desejo. Mas é preciso um diagnóstico financeiro para uma real visão da situação financeira. Isso porque o problema não está em estar endividada e sim não conseguir guardar parte do ganho mensalmente.
 

Superendividado ou Inadimplente – São milhões as pessoas em situação de inadimplência e nome sujo e muitas destas receberão o décimo terceiro salário. Aqui a atenção deve ser redobrada, visto que por estar nessa situação é provável que estas pessoas não possam ter dinheiro nas contas correntes e tão pouco nas aplicações financeiras tradicionais em seus nomes. Neste caso, antes mesmo de pensar em como usar o dinheiro, o beneficiário deverá fazer uma grande faxina financeira, reunindo a família. Será necessário reduzir drasticamente os gastos, os excessos e desperdícios.
 

Enfim, em relação a utilizar ou não o décimo terceiro salário, são necessárias análises e atitudes serão imprescindíveis para o melhor uso. A pior atitude nesse momento, com certeza é agir por impulso.
 

Reinaldo Domingos está à frente do canal do Youtube Dinheiro à Vista . É PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira — ABEFIN e da DSOP Educação Financeira. Autor de mais de 100 obras entre elas o best-seller Terapia Financeira e Por que enfrentamos CRISES e não estamos preparados.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes: