ABEFIN

NOSSO BLOG

CONHECENDO SEU “EU” FINANCEIRO

Por: Rafael Martins

Não saber como está sua vida financeira está acabando com o seu dinheiro!

Você pode não acreditar nessa afirmação, mas ou você controla seu dinheiro, ou ele te controla. Essa é uma verdade que não queremos encarar e vamos empurrando com a barriga até o momento que as coisas ficam totalmente fora de controle e, é só ai, que vemos a necessidade de cuidar melhor das nossas finanças.

Enquanto está tudo bem, temos dinheiro para gastar, cartão com limite disponível, nome limpo, que nos dá acesso ao crédito de forma muito mais fácil, vamos vivendo como se não houvesse o amanhã e gastando, as vezes sem ver ou saber com o que.

Quando a “bola de neve” vai crescendo, crescendo e ficando insustentável, percebemos que nossos hábitos com o dinheiro, não estão assim tão saudáveis e, percebemos então, que estamos “doentes” financeiramente falando.


Para isso não acontecer, é importante saber quem é o seu “eu” financeiro. Como estão seus hábitos e comportamentos com relação ao dinheiro. Dessa forma você sabe onde está se descontrolando e colocar um basta nos maus hábitos, recuperando a saúde financeira da sua vida.


Como faço isso Rafael?


Quando estamos doentes, vamos ao médico nos consultar e fazer alguns exames para ter um diagnóstico de nossa saúde, saber o que está acontecendo e assim, tomar as ações que serão necessárias para sanar aquela doença.


Da mesma forma acontece com as nossas finanças. Quando nossa vida financeira está doente, devemos fazer um diagnóstico para saber o que está acontecendo e assim, tomar as medidas necessárias para trazer saúde novamente às nossas finanças.


O diagnóstico nesse caso, é saber para onde está indo nosso dinheiro, pois muitas vezes gastamos sem saber ou perceber. Com o diagnóstico, podemos identificar nossos gastos e assim avaliar nossos hábitos com o dinheiro.


Feito o diagnóstico, podemos tomar ações para remediar atitudes erradas e prevenir que novos erros aconteçam.


O Diagnosticar é o 1º pilar da metodologia DSOP. Metodologia essa que vai te levar a ter uma vida financeira saudável.


Quer conhecer mais? me acompanhe nas redes sociais @aprenderfinanceiro.

Até o próximo artigo.

Rafael Martins é Educador Financeiro formado pela DSOP, associado a ABEFIN e Pós Graduado em Gestão Empreendedora e Educação Financeira. Atua com Palestras, Workshops e Mentorias

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes: