É preciso ter cuidado para não gastar o dinheiro de uma vez só. A quantia precisa ser protegida. Veja como
Com o título de campeã do Big Brother Brasil 23, a médica Amanda Meirelles vai receber um prêmio de R$ 2,88 milhões. A ganhadora terá a missão de administrar a quantia para não vê-la escoar, como já aconteceu com outros vencedores. E especialistas alertam que a tarefa não será fácil, pois é preciso ter pensamento estratégico para não gastar o dinheiro todo de uma vez só.
- Criatividade: Fã recria Quarto Deserto, do BBB 23, em casa. Descubra custo total e veja fotos
- Aprenda: Confira passo a passo da criação de Quarto Deserto na Baixada Fluminense
Presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (ABEFIN), Reinaldo Domingos conta que é comum o ganhador de uma grande quantia em dinheiro gastá-lo, esquecendo de poupar, assim como a maioria dos brasileiros.
— Esse dinheiro parece ser muito, mas não é. Ele é um recurso financeiro que precisa ser protegido. A pessoa tem que se organizar para não sair gastando. Sair gastando é o pior dos caminhos que essa pessoa pode tomar — alerta.
- Mimos: Tablet, outdoor e até estrela: veja os presentes de fãs para participantes do BBB 23
- Destaque: Fora da final do BBB, Larissa é ‘pipoca’ mais seguida na internet. Vai ser milionária?
Por ser um valor que muitas vezes não se teve acesso antes, o ideal é ser mais conservador de início. De acordo com o estrategista da Casa do investidor Michael Viriato, ser conservador não significa aplicar o dinheiro na poupança, mas sim ter consciência dos riscos.
— O ideal é aplicar em renda fixa ou fundo de renda fixa que têm prazos de vencimento mais curtos, de forma que ela possa ir trocando conforme for se adaptando com os riscos — explica.
Investimentos
Veja abaixo algumas das sugestões de investimento para a quantia, lembrando que é aconselhado ter uma carteira de investimento diversificada:
- LCI e LCA, que são isentos de imposto de renda;
- Certificado de Depósito Bancário (CDBs) em pelo menos quatro bancos;
- Tesouro direto para comprar títulos públicos do governo federal;
- Investir 10% do dinheiro na Selic para usar o dinheiro a qualquer momento.
Guarde para o futuro
A sugestão dos especialistas é que o dinheiro seja repartido e aplicado de acordo com cada objetivo. Eles lembram que ao sair da casa mais vigiada do Brasil, a ganhadora será alguém com visibilidade e poderá empreender outros ganhos a partir da própria imagem, seja com redes sociais ou com publicidades. A vencedora pode e deve aproveitar esse momento para lucrar sem mexer na fortuna.
Por isso, os especialistas sugerem que o dinheiro do prêmio fique isolado através de investimento para uso no futuro. Para se ter uma ideia, em 2050, a aplicação no Tesouro renderia cerca de R$ 50 mil por mês durante 20 anos.
— O ideal é que esse dinheiro fique para ser a aposentadoria da pessoa. Ela deveria guardar para daqui a 30 anos. — sugere Viriato