ABEFIN

NOSSO BLOG

Recebeu aumento salarial? Saiba como não se ‘emocionar’

Um aumento salarial é uma ótima conquista para qualquer pessoa. No entanto, é importante saber se organizar financeiramente para aproveitar ao máximo essa grana extra recorrente para garantir uma vida próspera e segura no futuro, e não acabar torrando tudo sem planejamento.

Pensando nisso, o presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (ABEFIN), Reinaldo Domingos, listou algumas orientações de como as pessoas podem se organizar em caso de aumento salarial.

Parar e pensar

A primeira atitude que deve ser tomada é a reflexão sobre os hábitos financeiros atuais. “Muitas pessoas têm a tendência de gastar todo o dinheiro extra que recebem, sem considerar a importância de poupar uma parte desse valor. Essa mentalidade de consumo imediato está enraizada desde a infância, quando gastávamos todas as nossas mesadas em guloseimas e diversões passageiras”, diz Domingos.

Esse incremento no salário pode ser usado como uma oportunidade para construir uma reserva financeira estratégica e realizar sonhos futuros. Ao invés de gastar todo o valor extra, é recomendado que separe pelo menos metade desse dinheiro para necessidades, desejos e sonhos futuros.

Isso não significa que o trabalhador deve guardar todo o aumento salarial, se privando de desfrutar do próprio dinheiro, mas é fundamental encontrar um equilíbrio entre o presente e o futuro, buscando melhorar a qualidade de vida, garantindo estabilidade financeira.

Metas e prioridades

Seja o desejo de fazer uma viagem, adquirir um bem durável, investir em educação ou construir uma reserva para aposentadoria, é necessário estabelecer objetivos claros e realistas. Dessa forma, fica mais fácil resistir à tentação de gastar todo o aumento salarial de forma impulsiva.

“Uma dica importante é buscar conhecimento sobre educação financeira. Existem diversos cursos, livros e materiais disponíveis que podem ajudar na compreensão de como gerenciar o dinheiro de forma eficiente e planejar o futuro financeiro”.

Reserva, reserva, reserva

Independentemente do aumento salarial, imprevistos podem ocorrer a qualquer momento. Ter uma reserva para cobrir despesas inesperadas é fundamental para evitar o endividamento. Recomenda-se que essa reserva seja equivalente a pelo menos de três a seis meses de despesas fixas.

Além disso, é essencial lembrar que a acumulação de dívidas não é um caminho saudável para a realização de desejos e sonhos. É preferível poupar e utilizar recursos próprios do que buscar crédito e pagar juros. Poupar regularmente e fazer investimentos inteligentes também são alternativas para fazer o dinheiro crescer ao longo do tempo.

Fonte: Valor Invest

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes: