ABEFIN

A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA TERCEIRA IDADE

Este artigo aborda o tema da educação financeira na terceira idade. Tal abordagem se
justifica porque é um assunto ainda pouco explorado na sociedade brasileira. O objetivo
deste estudo é evidenciar um modelo de orientação financeira para as pessoas na
terceira idade a fim de assegurar a realização dos seus sonhos com liberdade financeira.
Para tanto, o presente estudo visa orientar esta faixa da população a realizar um
planejamento financeiro adequado, assim como criar o hábito de elaborar um orçamento
financeiro pessoal ou familiar e meios para controlar os gastos para que possa manter
uma boa qualidade de vida. A fim de assegurar esta tarefa, o presente estudo está
baseado numa revisão bibliográfica sobre os principais conceitos e métodos de
educação financeira, aplicados à terceira idade. Visando demonstrar o impacto e
urgência desta temática, este estudo apresenta uma avaliação preliminar através de
pesquisas recentes do SPC e SERASA, sobre o impacto das finanças na terceira idade
no Brasil. A primeira pesquisa demonstra que a maioria dos consumidores brasileiros,
com mais de 60 anos, não possui qualquer tipo reserva financeira ou investimentos, e
isto demonstra que os fundamentos da educação financeira não foram priorizados em
suas vidas. A segunda pesquisa enfatiza o envolvimento das gerações com as questões
de finanças. A geração dos mais idosos, chamada de “Baby Boomers”, por ser mais a
ser mais conservadora e resistente as mudanças, não tem se envolvido com as novas
tecnologias a seu benefício. As duas pesquisas, por caminhos diferentes, apontaram
para o mesmo resultado, ou seja, o baixo conhecimento da terceira idade quanto aos
fundamentos básicos da educação financeira. Este trabalho é apenas uma ponta do
iceberg nas grandes questões que envolve a educação financeira na terceira idade.

Autor (a): Mário Jesiel de Oliveira Alexandre

Ano: 06/2024

Material: Artigo Científico

Palavras-chave: Terceira Idade, Finanças, Planejar, Orçar, Consumir, Sonhar.

A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA TERCEIRA IDADE

Este artigo aborda o tema da educação financeira na terceira idade. Tal abordagem se
justifica porque é um assunto ainda pouco explorado na sociedade brasileira. O objetivo
deste estudo é evidenciar um modelo de orientação financeira para as pessoas na
terceira idade a fim de assegurar a realização dos seus sonhos com liberdade financeira.
Para tanto, o presente estudo visa orientar esta faixa da população a realizar um
planejamento financeiro adequado, assim como criar o hábito de elaborar um orçamento
financeiro pessoal ou familiar e meios para controlar os gastos para que possa manter
uma boa qualidade de vida. A fim de assegurar esta tarefa, o presente estudo está
baseado numa revisão bibliográfica sobre os principais conceitos e métodos de
educação financeira, aplicados à terceira idade. Visando demonstrar o impacto e
urgência desta temática, este estudo apresenta uma avaliação preliminar através de
pesquisas recentes do SPC e SERASA, sobre o impacto das finanças na terceira idade
no Brasil. A primeira pesquisa demonstra que a maioria dos consumidores brasileiros,
com mais de 60 anos, não possui qualquer tipo reserva financeira ou investimentos, e
isto demonstra que os fundamentos da educação financeira não foram priorizados em
suas vidas. A segunda pesquisa enfatiza o envolvimento das gerações com as questões
de finanças. A geração dos mais idosos, chamada de “Baby Boomers”, por ser mais a
ser mais conservadora e resistente as mudanças, não tem se envolvido com as novas
tecnologias a seu benefício. As duas pesquisas, por caminhos diferentes, apontaram
para o mesmo resultado, ou seja, o baixo conhecimento da terceira idade quanto aos
fundamentos básicos da educação financeira. Este trabalho é apenas uma ponta do
iceberg nas grandes questões que envolve a educação financeira na terceira idade.

Autor (a): Mário Jesiel de Oliveira Alexandre

Ano: 06/2024

Material: Artigo Científico

Palavras-chave: Terceira Idade, Finanças, Planejar, Orçar, Consumir, Sonhar.