ABEFIN

NOSSO BLOG

Encontro de gestores fortalece polos do ensino EAD Unoeste

Em dois dias de intensas atividades as discussões passaram pelo despertar do potencial, desafios e estratégias

O 2º Encontro de Gestores de Polos EAD da Unoeste obteve expressiva participação e esteve voltado para fortalecer as ações de captação e atendimento aos alunos de cursos da graduação, pós-graduação e cursos livres.

Foram dois dias de intensas atividades de manhã e à tarde, na quinta-feira (10) e sexta-feira (11). A diretora do Núcleo de Educação a Distância (Nead) Sonia Sane Sato apresentou na abertura a história da Unoeste e de sua educação a distância.

Também apresentou o resultado de avaliação dos alunos EAD, na qual mais de 90% se manifestaram satisfeitos e posicionaram a qualidade do ensino na zona de excelência. Motivos de elogios às atuações dos gestores de polos e suas esquipes.

Polos internacionais

Sobre os polos internacionais foi destacado que a gerente do polo Japão, professora Joana Faustino Ishii é formada pela Unoeste. O gerente do polo dos Estados Unidos, o empresário do ramo de joias Fernando Guimarães faz Artes Visuais EAD.

O gestor do polo brasileiro de Bonfinópolis, em Minas Gerais, o professor Wesley Gomes da Silva é formado em Matemática pela Unoeste e com a complementação em Física deu aulas das duas disciplinas na rede estadual de ensino.

Ao resolver empreender, contou com a parceria do poder público municipal, junto ao prefeito reeleito Manoel da Costa Lima, e instalou em sua cidade o polo de cursos técnicos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Como já tinha a estrutura de polo, conversou com o parceiro para aproveitar o espaço e oferecer aos moradores da cidade a oportunidade de fazer curso superior. Com a ideia aprovada, em agosto de 2022 buscou a qualidade do ensino da Unoeste.

Tecnologia e inovação

Ainda na abertura o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi destacou o compromisso da universidade com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão; aliada à sustentabilidade, tecnologia e inovação.

Ao refirmar estar à disposição dos gestores, o pró-reitor anunciou a possibilidade dos polos poderem ofertar mestrados em educação, agronomia, ciências da saúde, meio ambiente e ciência animal. Assunto a ser tratado pontualmente, com cada gestor.

Com mais de 22 anos de experiência em gestão educacional, logo após a abertura o professor Pedro Mora palestrou com abordagem do seguinte tema: “Despertando o potencial: crescimento dos polos EAD da Unoeste”.

Instruções aos gestores

Conforme o palestrante, inovação é a palavra do momento em tudo que é feito. Como ponto de partida de sua fala apresentou o diagrama do duplo diamante que relaciona o descobrir, definir, desenvolver e entregar.

Pela equipe de Relacionamento dos Polos, responsável pela organização do evento, Victor Hugo Alves de Oliveira (egresso do curso de Administração) fez a apresentação dos participantes, incluindo os gerentes de polos e os coordenadores dos cursos.

Juliana Pattaro, Daniele Caldeira e Luciana da Matta (suporte técnico) integraram a equipe. O café da manhã e a abertura ocorreram em salas da Business School Unoeste (BSU), no Bloco B3, campus 2 da Unoeste de Presidente Prudente.

O almoço foi no salão do curso de Gastronomia e à tarde ocorrem duas atividades na sala de Metodologia Ativa, no Bloco B1. Pelo Unoeste Carreiras e Sucesso do Aluno, a coordenadora Vivian Komatsu ofereceu várias instruções aos gestores.

Quiz na sala beta

Na sequência, mesa-redonda no mesmo sentido, mas com outros aspectos, envolveu Cristiane Tamaoki (Comercial), Gabriela Oliveira (Marketing), Fátima Leonardo (Recursos Humanos), Dayane Miralla (Academico) e Evaldo Franco (Secretaria).

Na sexta-feira, no Auditório Cerejeiras – no Bloco B1 e logo após o café, Cristiane Tamaoki conduziu atividades sobre desafios e estratégias, mediante a formulação de problemas. O almoço foi novamente na Gastronomia.

À tarde na Sala Betha do Bloco B3 foi realizado quiz sobre novidades EAD. No auditório Cerejeiras teve premiação de polos, entregas de certificados, falas de patrocinadores, da diretora Sonia e do pró-reitor Dr. Adilson; e café de encerramento.

Entre os patrocinadores estavam presentes pela Túlipia, Cezar Rodrigues; pela KNN, Leonardo Santos e Nathália Martins; e Agência Wise, Guilherme Gois. Os enfeites das mesas dos cafés foram de Ana Carolina Guímaro.

Premiação aos destaques

Na condição de patrocinadora a Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp/Unoeste) foi representada pelo professor Mário Augusto Pazoti. Também patrocinaram o evento o Campo Belo Resort e Restaurante Mamoru.

A premiação teve com mais alunos da pós-graduação o Polo São Paulo Abefin/DSOP, representado por Daruã Radiac Penezio e Aline Aquino, com o prêmio entregue por Cristiane Tamaoki.

O polo com maior evolução de alunos de 2023 para 2024 foi o de Presidente Epitácio, instalado no Colégio COC, representado por Patrícia Olmo Rodrigues, que estava acompanhada de Fernando Marcelo Olmo, com o prêmio entregue por Juliana Pattaro.

Com menor evasão de alunos foi polo da cidade de Dracena RVG, com o prêmio entregue pela coordenadora pedagógica do Nead Dayene Miralha de Carvalho Sano à Flaviana Felipe Meirelles.

Prêmio de reconhecimento

O melhor polo em atendimento ao aluno foi o de Pirapozinho (HaruEdu), representado por Diliane Harumi Yaguinuma e com o prêmio entregue pela diretora do Nead, Sonia Sanae Sato.

Aos polos dos campi da Unoeste em Jaú e de Guarujá foi dado o prêmio de reconhecimento entregue por Victor Oliveira, respectivamente representados por Vitória Juliana Santana Silva e Débora Freitas da Silva.

O melhor marketing foi o de Três Lagoas (MS) e recebeu o prêmio entregue pelo patrocinador Guilherme Gois (Wise) à Claudia Regina de Souza Pereira com o time Liliana Cristina Borges de Souza, Camila Manetti Silvério e Sabrina Amorin.

Com maior número de alunos da graduação, ao polo de Rancharia o prêmio foi entregue pelo Dr. Adilson a Maykou Dias Gomes e Tânia Cristina Silva Pessoa, mestre em Educação pela Unoeste.

Cidades mais distantes

Dentre as cidades mais distantes estiveram representados os polos de Brasil Novo, no Pará; Cariacica, Serra e Vitória, no Espírito Santo; Dourados, Guia Lopes da Laguna e Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul; e Brasília, no Distrito Federal.

O 2º Encontro de Gestores de Polos EAD da Unoeste foi avaliado como bastante positivo e as falas finais de agradecimento foram da diretora do Nead, Sonia Sanae Sato, e do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi.

Fonte: Mídia Digital

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes: