Diante disso, a Educação Financeira se tornou um dos principais benefícios desejados pelos trabalhadores
Questões relacionadas ao dinheiro são um dos grandes problemas das empresas, com reclamações relacionadas aos salários, impactos na produtividade e na motivação dos colaboradores e até pedidos de demissões relacionados ao tema. Reflexo disso é que a Educação Financeira despontou como um dos principais benefícios desejados pelos trabalhadores, sendo assim uma das lacunas nos benefícios oferecidos pelos empregadores.
O presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (Abefin), Reinaldo Domingos, destaca a importância do dinheiro na motivação dos colaboradores, ressaltando que, mesmo com políticas de recursos humanos robustas, a questão financeira é crucial. “As pessoas trabalham em função dos salários em um primeiro momento. Assim, ao perceberem que esse não é suficiente para a realização de seus objetivos e sonhos, é natural que elas questionem o trabalho e a empresa em que está”, alerta.
Domingos enfatizou que um profissional enfrentando dificuldades financeiras pode impactar negativamente a empresa. Nesse contexto, ele destacou o papel significativo da área de Recursos Humanos em não apenas operacionalizar departamentos, mas também em orientar os colaboradores sobre a melhor utilização de salários e benefícios.
Os problemas gerados pela instabilidade financeira incluem queda no rendimento no trabalho, impacto nas relações interpessoais no ambiente de trabalho, aumento nos índices de absenteísmo e presenteísmo, e elevação do turnover na empresa.
Diante desses desafios, especialistas destacam a necessidade de as empresas abordarem a questão financeira por meio de ações como plano de carreira, política salarial transparente, oportunidades de crescimento e, especialmente, educação financeira.
Reinaldo Domingos ressalta a importância de programas estruturados para mudar o comportamento financeiro dos colaboradores, visando motivar tanto as corporações quanto seus funcionários a estabelecerem uma nova relação com o dinheiro e alcançarem a sustentabilidade financeira.
A implementação da Educação Financeira nas organizações traz benefícios tanto para as empresas quanto para os colaboradores. Entre eles, destacam-se a diminuição do absenteísmo e presenteísmo, redução da rotatividade, aumento da produtividade do capital humano, alívio da pressão financeira sobre o RH, contribuição positiva para o clima organizacional e conscientização com relação aos gastos da empresa.
Para os colaboradores, os benefícios incluem equilíbrio e motivação profissional, redução do estresse no trabalho, melhor qualidade de vida, garantia de uma aposentadoria sustentável, melhor administração do salário, e maior valorização da realização de sonhos, tanto pelo colaborador quanto por sua família.
Tags: dinheiro, Educação Financeira, gestão financeira, Negócios