É necessário saber escolher a melhor ferramenta para usá-la de forma segura
Se o fim de ano é uma época de aumento das receitas com o 13º salário ou o aumento das vendas para os autônomos, é também uma temporada de gastos extras, especialmente quando entra o mês de janeiro. Mesmo em tempos de crise, especialistas dizem que é fundamental realizar um planejamento financeiro para evitar dívidas, anotar gastos, cortas supérfluos e tentar começar a economizar. Por isso, o abono de fim de ano — se bem aplicado — pode ser uma ferramenta valiosa para equilibrar as contas e iniciar o novo ano com as finanças no azul
O primeiro passo é fazer uma fotografia de sua vida financeira, e envolver a família no planejamento dos gastos, dos sonhos e das metas. Veja quais são os vilões do orçamento e cortar o que for possível
— Separe um valor mensal e coloque numa outra conta, na poupança ou em alguma aplicação que permita movimentação. Podem ser 10% do seu salário. E, quando puder, aumente um pouco o valor. Além disso, a cada três meses analise o quanto já se aproximou de seu sonho, faça as contas e estabeleça novas metas —ressalta Alexandre Pinto, educador financeiro do Instituto Sicoob.
De acordo com o educador financeiro Reinaldo Domingos, a euforia das comemorações, o desejo de presentear parentes e amigos e o sonho de viajar são importantes. Mas podem comprometer a organização das finanças, especialmente pela falta planejamento financeiro para as despesas correntes e para aquelas que chegam junto com o ano novo — IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, entre outras.
— O grande erro está em não programar os pagamentos com antecedência. Contudo, ainda dá tempo para se organizar para 2024. Como a maioria das pessoas não traça um planejamento anual, acaba começando um ano novo com dificuldades financeiras, já que no período há também gastos com matrícula e material escolar, entre outros — explica ele.
Além disso, para especialistas, nos pagamentos do IPVA e do IPTU, o ideal é verificar se o desconto para pagamento em cota única é realmente atrativo, para não se endividar pagando o tributo à vista, ou se o parcelamento é a melhor alternativa. Apesar disso, se for parcelar, é importante lembrar de acrescentar mais esse gasto mensal.
— É importante lembrar dos compromissos futuros; muitas pessoas se deixam levar pelo bom desconto e acabam esquecendo que haverá outras contas a serem pagas naquele mesmo mês ou nos próximos. Portanto fique atento: não adianta pagar à vista e conseguir desconto em uma despesa e não ter dinheiro suficiente para quitar as outras — afirma Domingos.
Para Thiago Ramos, coordenador do Serasa, embora o endividamento das famílias continue alto no país, o ano de 2023 foi para muitos brasileiros o divisor de águas no pagamento de dívidas e para entrar o ano novo com o nome limpo. O programa Desenrola e o Feirão Limpa Nome auxiliaram inadimplentes a renegociar com bons descontos e melhores condições de pagamento, ressalta ele.
— Foram mecanismos para auxiliar a limpar o nome de uma maneira saudável, e que os inadimplentes se manterem com nome limpo. Não é a intenção que alguém faça uma negociação que não cabe no bolso e depois volte a ficar com nome sujo — explica Thiago Ramos.
Tecnologia pode ajudar
O uso de aplicativos para controle financeiro pode ser uma boa estratégia para organizar as contas e começar a controlar a vida financeira da família de forma mais eficiente. Um estudo sobre a relação das gerações com as finanças pessoais, divulgado pela Serasa, mostra que as plataformas ocupam a terceira posição como ferramentas de controle de gastos – principalmente entre os mais jovens.Para especialistas, utilizar um aplicativo para organizar as finanças traz diversas vantagens. Porém, para aumentar a eficácia do método é preciso comprometimento para registrar todo tipo de gasto e receita, e depois analisar os dados mensais da família. Além disso, é necessário saber escolher a melhor ferramenta para usá-la de forma segura. Por isso, o EXTRA consultou especialistas e listou dez apps mais bem avaliados (confira abaixo).
— É preciso ter controle financeiro, não importa como: se vai ser no aplicativo, no papel de pão ou numa planilha de Excel. O importante é ter o fluxo de caixa, tudo o que entra e sai. Mas para quem gosta de aplicativo, hoje os sistemas já estão tão integrados que é possível linkar o app na conta bancária, e ele já faz até a categorização das despesas, como supermercados, contas etc. — ressalta Renan Diego, especialista em finanças pessoais e investimentos.
Segundo ele, além de fazer todo o registro de movimentações financeiras, o usuário deve analisar os dados:
— A grande questão do aplicativo envolve quem não tem educação financeira para enxergar que gastou mais de 20% neste mês do que no mês passado com compras de delivery. O que eu preciso fazer para no próximo mês ajustar isso? Então, eu recomendo analisar os dados pelo menos uma vez por semana — recomenda Renan Diego.
Quem oferece?
Os aplicativos para controle financeiro podem ser oferecidos por bancos ou por outras empresas. Além disso, podem ser gratuitos ou não. Cada app apresenta diferentes funcionalidades aos usuários, mas, em geral, as principais são:
- Registro de entradas (receitas) e saídas (despesas) de dinheiro
- Separação das transações financeiras em categorias
- Monitoramento do saldo e extrato bancário
- Geração de relatórios financeiros
- Acompanhamento de metas financeiras
- Avisos e lembretes de pagamentos de contas
- Configuração de várias contas bancárias e cartões
Vantagens de usar um aplicativo para controle financeiro
De acordo com analistas, os principais benefícios de usar um aplicativo para controle financeiro no dia a dia são:
- Facilidade: é fácil de usar no celular para registrar gastos e ver as finanças de qualquer lugar.
- Organização: ajuda a organizar os gastos, tornando mais fácil entender como a pessoa utiliza o próprio dinheiro.
- Metas e orçamento: permite a criação de metas financeiras e de um plano para atingi-las.
- Economia de tempo: evita a digitação manual de todas as transações para papéis ou planilhas, pois os dados podem ser importados automaticamente do banco.
- Visualização simples: os aplicativos de controle financeiro em geral mostram gráficos e relatórios fáceis de entender sobre a situação financeira do momento.
- Segurança: o aplicativo mantém os dados financeiros protegidos com senhas e criptografia.
Conheça os dez aplicativos
Mobills
O app de finanças pessoais organiza todos os ganhos e os gastos divididos por categorias. A partir dessa divisão, é possível ter uma análise completa e muito visual da vida financeira. A plataforma também oferece calculadoras de juros simples e compostos, férias, investimento, 13° salário, saque-aniversário e saque- rescisão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros itens. O app tem uma versão gratuita (simples) e outra paga (versão premium). É possível baixa nas plataformas Android e iOS.
Funcionalidades:
- Cadastra até três contas bancárias diferentes
- Cadastra até um cartão de crédito, débito ou múltiplo na plataforma
- Possibilita a definição de metas de gastos
- Cria categorias de gastos, ajudando no controle financeiro
Aplicativo Serasa
O aplicativo criado pela Serasa para organização da vida financeira oferece a possibilidade de verificar a pontuação do Serasa Score e a possibilidade de negociar dívidas pelo Serasa Limpa Nome. Ele é gratuito e está disponível para Android e iOS.
Funcionalidades:
- Organização de contas
- Negociação de dívidas
- Solicitação de crédito
- Consulta do Serasa Score
- Carteira digital para pagamento de contas, recarga de celular e outras funções
Money Love
É um aplicativo para controle financeiro desenvolvido pela empresa Finsify, do Vietnã. O app conta com versão em português. A plataforma tem uma versão simples gratuita ou paga (versão premium), e está disponível Android e iOS.
Funcionalidades:
- Criação de orçamentos
- Lembrete de vencimento de contas
- Controle financeiro
- Compartilhamento da carteira com membros da família
- Cadastro de objetivos para deixar tudo organizado
Minhas Despesas
Aplicativo para controle financeiro simples e intuitivo, ideal para quem prefere usar uma planilha simples, porém na versão digital. O app é gratuito e está disponível apenas para dispositivos Android.
Funcionalidades:
- Cadastro de até cinco contas com transferências
- Acompanhamento dos detalhes de cada despesa
- Cadastro de lançamentos que se repetem mensalmente
Fortuno
Para controle financeiro simples e manual, não oferece a possibilidade de sincronização automática com contas bancárias e cartões de crédito. Além disso, não ocupa muito espaço de armazenamento no celular ou tablet. Disponível somente para sistemas operacionais Android.
Funcionalidades:
- Controle de todas as contas, incluindo poupanças e investimentos
- Criação de orçamento personalizado para cada categoria de despesas
- Relatórios e gráficos mensais das receitas e despesas
Minhas Economias
O Minhas Economias tem como um dos principais destaques a sincronização automática com as contas bancárias do cliente. Para isso, é preciso adicionar a conta, a senha e cumprir outras etapas de segurança. E, então, o saldo aparecerá na tela inicial.
Funcionalidades
- Informa as últimas transações realizadas na conta bancária
- Resume os ganhos e gastos do mês corrente
- Sincroniza automaticamente cartões de crédito que estejam vinculados à conta cadastrada
- Mostra extratos bancários de meses anteriores
- Categoriza os gastos e ganhos em diferentes tipos (saúde, alimentação, lazer, educação, investimentos, transferências, entre outros)
- Criar metas para juntar uma poupança
Organizze
Aplicativo para controle financeiro manual que pode ser acessado tanto nos dispositivos móveis (celulares e tablets) quanto pelo computador, via navegador de internet. Ele auxilia o usuário na organização financeira ao categorizar despesas e receitas e pela inserção de cartões de crédito.
O usuário pode também cadastrar as informações de gastos e importar transações bancárias, que são lançadas no aplicativo após a chegada de mensagens por SMS ou notificações dos apps de bancos. O aplicativo, porém, oferece a maior parte de suas ferramentas na versão paga. Além disso, não é possível sincronizar informações do saldo bancário de maneira automática. É gratuito para testar por sete dias ou pago (plano premium). É possível baixar no Android e iOS.
Funcionalidades:
- Acesso simples pelo celular ou computador
- Gerenciamento de cartões, contas, receitas e despesas
- Separação das despesas por categorias
- Definição de limites de gastos em cada categoria
Wisecash
Aplicativo de controle financeiro com foco na simplicidade e praticidade de uso. Nele, é possível cadastrar metas financeiras e acompanhar seu cumprimento. É gratuito (versão simples) e pago (versão premium). Está disponível apenas para Android.
Funcionalidades:
- Cadastro de meta
- Acompanhamento de gastos por categorias
- Permite alterar todos os lançamentos
- Cadastro de lançamentos que se repetem
Monefy
O app para controle financeiro Monefy agrupa seus relatórios de acordo com a periodicidade que você escolher. Nele, você não precisa preencher todas as informações das suas contas, apenas os valores das despesas. Disponível para Apple ou Android. Como é um app comercializado mundialmente, seu valor de contratação pode ser mais alto. Além disso, algumas informações podem estar em inglês.
Funcionalidades
- Visualização da distribuição de suas despesas
- Gráfico super informativo ou em uma lista de transações detalhada
- Tabela para acompanhar gastos e receitas
- Acompanhamento de investimento
Minhas Finanças
Minhas Finanças é o aplicativo de finanças do Banco do Brasil. Para baixar e utilizar o usuário precisa ser cliente do banco. Está disponível no Google Play.
Funcionalidades
- Meta para manter o controle financeiro e evitar despesas além do orçamento
- Cria categorias de gastos para entender melhor a vida financeira e o que pesa no seu bolso
- Acompanha a sua movimentação financeira
- Oferece calendário para ficar de olho em seu planejamento financeiro atual e futuro
App Way
Aplicativo de controle de finanças para clientes do Santander. O App Way permite acompanhar os gastos, consultar faturas, gerenciar limites, entre outras funções pelo celular, sem precisar se cadastrar em outros apps. O cliente usa seu login e senha do banco.
Funcionalidades
- Acompanhamento das movimentações em tempo real
- Consulta das faturas e limites
- Envio dinheiro e compras pelo App
- Oferece loja de ofertas, descontos e promoções