ABEFIN

NOSSO BLOG

Lei do Jovem Paulista pode ajudar estudantes com educação financeira

O estado de São Paulo está dando um importante passo na preparação de seus jovens estudantes para enfrentar os desafios financeiros e econômicos do século XXI com a promulgação da Lei que cria o “Programa Jovem Paulista”. Vinculado à Secretaria da Educação do Estado, o programa visa ensinar fundamentos de finanças e empreendedorismo nas escolas de ensino médio estaduais, um passo vital para garantir que os jovens estejam equipados para tomar decisões financeiras responsáveis e empreender com inteligência.

O conteúdo do programa, conforme estabelecido no Artigo 2º da lei, será ministrado em diversas modalidades, incluindo aulas de disciplinas regulares, ensino à distância, contraturnos ou projetos de temas transversais. O objetivo é claro: capacitar os alunos a desenvolverem competências que os ajudarão a entender noções de gestão e finanças, proporcionando-lhes conhecimentos em economia, tributos, planejamento financeiro, participação em mercados de capitais e investimentos financeiros. Mais do que meros conceitos, o ideal é promover a educação financeira comportamental, ensinando os alunos a adotarem comportamentos financeiros saudáveis em suas vidas.

Um dos pontos fortes dessa iniciativa é a inclusão de múltiplas e plurais visões sobre os temas, como destaca o Artigo 8º da lei. Isso permitirá que os alunos sejam expostos a diferentes perspectivas e abordagens, capacitando-os a compreender as principais ênfases e críticas a cada linha de pensamento. Essa formação crítica e abrangente é essencial para a construção de uma educação financeira sólida.

O presidente da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos, vê de forma muito positiva a Lei, sendo uma oportunidade de contribuir para a formação dos jovens paulistas. Isso reforça ainda mais a ação da empresa que, com uma metodologia revolucionária, focada em realizar sonhos como estímulo para alunos, famílias e professores adquirirem hábitos financeiros saudáveis, está preparada para ser uma parceira valiosa nesse processo.

Reinaldo Domingos, compartilhou sua visão sobre o papel da organização nesse contexto: “Acreditamos que a educação financeira vai além das ciências exatas e tem uma abordagem revolucionária focada em realizar sonhos como estímulo para alunos, famílias e professores adquirirem hábitos financeiros saudáveis. A nossa missão foi reforçada em 2020, quando a Educação Financeira foi incluída como disciplina essencial nos componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular em todo o país.”

A DSOP tem um histórico de vitorioso na implementação da educação financeira comportamental em escolas e, com a nova lei estadual, terá a oportunidade de expandir ainda mais seu impacto. A inclusão da educação financeira nas escolas de São Paulo é um passo significativo para fortalecer a economia e preparar uma geração de jovens mais capacitados para enfrentar os desafios econômicos do futuro. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes: