Confira quais são as orientações necessárias para uma decisão assertiva
Investir é a forma de fazer o dinheiro render e, assim, realizar projetos pessoais e profissionais. No entanto, identificar as oportunidades que valem a pena no mercado financeiro nem sempre é tarefa fácil, sobretudo, para os investidores iniciantes.
De acordo com o boletim divulgado pela Bolsa de Valores (B3), em junho, o mês encerrou com um total de 6,21 milhões de contas em corretoras de valores, o que corresponde ao aumento de 18,9% em comparação com junho de 2022. Quando analisados apenas os investidores individuais, o número chegou a 5,32 milhões, 20,6% maior do que o verificado no mesmo mês de 2022.
O crescente interesse dos brasileiros por investimentos é avaliado pela Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) como reflexo do maior acesso às informações e estudos da área.
No entanto, além da conscientização sobre poupar e investir, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) alerta sobre a necessidade de estudar os produtos financeiros para compreender quais são os mais atrativos em determinado momento.
Em caso de dificuldades, a recomendação é buscar a orientação profissional de um assessor de investimentos, consultor ou especialista em finanças. A seguir, confira as dicas para identificar as melhores oportunidades do mercado.
Analise a compatibilidade entre investimento x perfil x objetivos
Um bom investimento deve atender os interesses e a tolerância de risco do investidor. A Anbima recomenda estudar as características do produto financeiro, como liquidez, segurança e rentabilidade.
A partir das informações, será possível analisar se há compatibilidade do investimento com o objetivo que motivou a pessoa a investir e a disposição que ela possui para assumir riscos.
A economista Ariane Benedito ressalta que “não existe o melhor investimento, mas sim aquele que atende o seu objetivo”.
Avalie o momento antes de realizar um aporte
Os investimentos são influenciados diretamente pelo cenário econômico, nacional e internacional. Por isso, a recomendação dos especialistas em finanças é verificar se o momento é propício para investir.
No entanto, a Abefin destaca a necessidade de avaliar também o momento da vida pessoal do investidor. A orientação é priorizar a formação da reserva de emergência, através de investimentos que ofereçam menor risco, antes de concretizar outros projetos.
Observe as tendências do mercado
As tendências do mercado podem fornecer pistas sobre oportunidades de investimento. Por isso, a recomendação é que os investidores mantenham-se informados.
As mudanças no comportamento dos consumidores, os avanços tecnológicos, as políticas governamentais e outros fatores podem resultar na valorização de ativos de um setor ou uma companhia.
Por isso, identificar tendências emergentes pode abrir portas para investimentos lucrativos.
Considere as startups
As startups são empresas de base tecnológica com alto potencial de crescimento. Muitas delas têm aberto capital na B3. Conhecer as opções pode ser uma forma de identificar oportunidades para aplicar o dinheiro.
No entanto, antes de investir em qualquer empresa, é aconselhável analisar o balanço financeiro e as projeções de curto, médio e longo prazo. As informações estão disponíveis para consulta no site da B3.
Não esqueça o que você já tem na carteira
Para quem já começou a investir, a recomendação é buscar opções que possam complementar a composição da carteira de investimentos.
De acordo com a Anbima, a diversificação é uma estratégia usada por investidores para tornar a carteira mais equilibrada, pois a variação negativa de um produto é compensada pela valorização de outro.
Além disso, é possível manter uma carteira diversificada que, através da proporção de sua composição, atende os diferentes perfis de investidores: conservador, moderado e arrojado. Isso permite equilibrar as chances de retorno financeiro e a segurança.
Consulte um profissional da área
Independente de ser um investidor iniciante ou mais experiente, buscar o auxílio de profissionais especializados na área é uma forma de tomar decisões mais assertivas e embasadas.
As plataformas de investimento contam com equipes que oferecem suporte aos investidores. Também há profissionais autônomos que atuam no mercado financeiro.