No final do ano muitas pessoas têm diversos gastos, como presentes, festas e, em alguns casos, viagens. Chega o início do ano e, com ele, as contas obrigatórias aparecem: o IPVA, IPTU, seguro DPVAT e, para quem tem filhos, material escolar.
É notável que, se não houver um planejamento das suas finanças, tudo isso se mistura e as dívidas viram uma “bola de neve”. E o pior, você poderá passar o ano todo no vermelho, não apenas neste período de gastança.
Feriado de 20 de janeiro cai numa sexta: veja quem vai aproveitar
Anuncios
Mas, a boa notícia é que é possível ter uma vida financeira mais tranquila em 2023, mesmo vivenciando esse boom de contas a pagar; basta ter organização. Para isso, você precisa separar mensalmente, durante o ano todo, os valores para cada gasto essencial.
Assim, você não terá prejuízos financeiros e, ainda, poderá até sobrar uma quantia para aplicar em um investimento ou poupança.
Anuncios
Aprenda a organizar seu orçamento anual
Para te ajudar a organizar suas finanças em 2023, preparamos 7 dicas simples e valiosas. Continue a leitura para conferir cada uma delas!
As dicas que você vai aprender agora, foram inspiradas nos conselhos que o PhD em Educação Financeira, Reinaldo Domingos, deu à revista Exame.