ABEFIN

NOSSO BLOG

Aprenda a economizar e poupar para realizar seus sonhos

Uma das razões que muitas vezes impedem as pessoas de realizar seus sonhos é não saber exatamente quanto eles custam. Você passa a vida inteira sonhando com uma viagem internacional. Julga apenas que é muito, muito caro. 

Fica com aquele sonho na cabeça, enquanto os anos passam, sem que em nenhum momento você tenha se dado ao trabalho de chegar mais perto do seu sonho e descobrir exatamente quanto ele custa. O tempo passa, você envelhece e aquele sonho tantas vezes acalentado vai se transformando em uma grande frustração. 

Um dia, talvez, você encontre um velho conhecido que tenha tido um sonho como o seu na juventude, mas, diferentemente de você, descobre que ele conseguiu realizá-lo. O mais provável é que você se sinta com raiva do mundo e da vida, por achar que só você não teve oportunidade de se transformar em alguém realizado. 

Se você não quer ter um destino assim, tem de valorizar seus sonhos, escrevê-los, definir prazos para concretizá-los e… saber exatamente quanto eles custam! Simples assim. Digamos que seu sonho de curto prazo é adquirir uma TV de última geração. Imaginemos que você fez uma primeira pesquisa e verificou que a televisão sonhada custa 2 mil reais. Vamos supor que você possa guardar 200 reais mensais para adquiri-la. O seu sonho será realizado, à vista, em 10 meses. 

Pensemos em outro sonho, agora de médio prazo: fazer uma viagem de férias daqui a dois anos. Suponha que, entre passagens, hospedagem e alimentação, sua viagem custaria aproximadamente 6 mil reais. Digamos que você possa guardar 250 reais mensais. Nesse caso, a viagem será adquirida, à vista, dentro de 23 meses.  

Imaginemos agora que seu sonho de longo prazo seja comprar a casa própria. Vamos supor que o imóvel desejado custe 150 mil reais, e que você possa guardar 500 reais mensais para adquiri-lo. A sua casa própria estará ao alcance das suas mãos, à vista, em quinze anos e quatro meses. 

Observe que, nos exemplos, o valor mensal é pequeno em relação ao todo, o que torna o sonho possível de ser conquistado, mês a mês. Talvez você esteja pensando: “Seria simples se eu tivesse uma sobra de dinheiro em meu orçamento, mas eu não tenho isso”. Aqui chegamos a um ponto crucial da questão.  

Seus sonhos não serão realizados se tudo o que você puder destinar a eles forem as sobras do seu dinheiro. Seu sonho tem de ser a prioridade na sua vida e, como tal, merece o maior respeito e a maior dedicação possível da sua parte. Sua atitude para realizá-lo deve ser outra: “Como eu posso me organizar e adequar meu padrão de vida e de consumo para garantir a realização dos meus sonhos?”. Essa deve ser a sua linha de raciocínio. 

Agora que os seus sonhos de curto, médio e longo prazos estão claros na sua cabeça, é hora de começar o movimento necessário para torná-los realidade. Isto é, fazer com que eles caibam no seu orçamento e medir o tamanho do esforço que você precisará fazer para realizá-los. 

Ainda assim, você pode argumentar que, mesmo que fizesse milagre, em nenhum momento poderia separar dinheiro de seus rendimentos para essa finalidade. Isso porque, digamos, tal como em um dos exemplos dados no início do livro, seu salário bruto é de mil reais (líquido 850 reais) e, descontando os 10% que sugeri, esse valor cairia para 765 reais, o que evidentemente inviabilizaria a realização dos sonhos.  

No caso da casa própria de 150 mil reais, é fato que ganhando um valor de 1.000 reais bruto, guardar 500 reais por mês é inviável. Mesmo nestes casos, é preciso não desistir dos sonhos, a alternativa será pelo alongamento dos prazos desta conquista.  

Observo que se faz necessário corrigir estes valores mensais guardados anualmente, para que possa garantir o poder de compra da casa. Não importa o tamanho e o valor dos seus sonhos. Com atitude, disciplina e perseverança, você pode realizá-lo. Tudo dependerá diretamente do grau de esforço que você estiver disposto a fazer. 

Reinaldo Domingos, PhD em Educação Financeira, Presidente da Associação Brasileira de Profissionais da Educação Financeira (ABEFIN), da DSOP Educação Financeira e do Grupo Confirp. É autor do bestseller Terapia Financeira, que está sendo lançado em uma edição comemorativa, e de centenas obras de educação financeira, também é pioneiro na implementação do tema dentro das escolas. Está à frente do canal do Youtube Dinheiro à Vista. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes: