Você já parou para pensar nos seus sonhos, ou está no automático da vida? Para um momento e pense sobre a questão acima. Mas, não se preocupe se o tema sonhos for algo que ainda não te incomode, ainda é tempo de tomar a decisão sobre por onde começar. Quero aqui dar algumas sugestões de começo.
Primeiro lembro que o importante é dar o primeiro passo, economizando para poder poupar e assim começar a construir algo. Lembre-se você deve ser sua primeira prioridade. Vivemos em uma sociedade na qual pagamos muitos impostos e contas, então vamos usar essa lógica: pague-se primeiro, ou seja, o primeiro imposto a ser pago é o para você mesmo.
Agora, caso ainda não tenha nada definido para começar, irei sugerir começar pois três caminhos:
- Leia um bom livro que estimule a ter sonhos: essa leitura pode abrir inúmeras oportunidades que não estão sendo vistas no momento. O sonho serve como uma bússola para onde seguir e dificulta que se perca o foco e a disciplina.
É importante entender que esse sonho deve ser mensurado, tendo que responder algumas perguntas como: O que é? Quando quero realizar? Quanto vai custar? Quanto tempo para executá-lo? Valor que irá custar por mês? Também é fundamental sempre revisar e monitorar se o planejado está sendo cumprido.
- Reserva estratégica: significa um dinheiro economizado dentro do seu orçamento doméstico e poupado em uma aplicação de liquidez imediata, ou seja, de fácil resgate para assuntos de urgências como: cano que quebra em casa, trocar pneus do carro, doença inesperada, desemprego e gasto não previsto com um filho.
E essa reserva deve compor pelo menos seis meses das suas despesas fixas mensais, caso seja CLT ou servidor público, e 12 meses das despesas fixas, caso seja um autónomo ou não tenha renda fixa todo mês.
Essa reserva é fundamental para manter o equilíbrio psicológico, paz junto à família, não ser pego financeiramente de surpresa tendo que recorrer a empréstimos ou outras formas de obter dinheiro rápido. Com isso, terá mais discernimento na tomada de decisão do que fazer no momento de necessidade. Esse é o primeiro passo para uma vida financeira organizada.
Mas, cuidado, não indico mexer nessas reservas para assuntos como, por exemplo: fazer o aniversário do filho ou comprar um telefone. Esse tipo de situação deve ser pensado como um sonho a ser realizado e, como tal, planejar dentro do orçamento do mês.
A reserva estratégica deve ser acionada quando a pessoa tem uma queda de renda ou custos elevados, funciona como uma espécie de seguro para momentos inesperados e difíceis uma vez que fornece um colchão de proteção, impedindo que as pessoas entrem em dívidas ou inadimplência.
E como criar essa reserva? Avalie o seu padrão de vida e revise seus gastos mensais fixos e variáveis. Converse com a família e decida, em conjunto, o que podem abrir mão por um tempo em prol de construir essa reserva, o que pode ser eliminado de desperdício e supérfluo e o que pode ser reduzido. Desta forma reduzirá os custos e começará a economizar para poupar em um investimento de liquidez.
- Previdência Privada: esse é um dos caminhos sugeridos para quem pensa na aposentadoria com sustentabilidade financeira. Ela proporciona um complemento de renda ao INSS, ou seja, uma forma de poupar o dinheiro a longo prazo.
Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, tivemos a Reforma da Previdência =, que aumentou prazos e reduziu valores da aposentadoria. Então, para conseguir manter o padrão de vida, as pessoas estão se conscientizando cada vez mais da necessidade dos planos de previdência privada.
E segue algumas das vantagens de obter uma previdência privada:
– Em alguns casos se tem o abate de valores de valores retidos de imposto de renda pessoa física;
-Não está exposta ao chamado “Come-cotas”, um termo usado em alguns fundos de investimentos, e que se trata de uma antecipação semestral do recolhimento do IR;
– Não participa do processo de inventário: no caso do falecimento do dono da previdência, os beneficiários legais do plano ou os herdeiros legítimos do titular conseguem resgatar o valor sem grandes burocracias.
Para obtenção do sucesso de um plano de previdência, alerto para se atentar às taxas que ele possui que são: administração, carregamento, saída e performance. Sabendo negociá-las, com certeza terá uma excelente rentabilidade.
Lembre-se que o importante é começar a economizar para poupar esse dinheiro e com certeza os sonhos virão e serão inspiração para a vida.
Roberta Veras – presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (ABEFIN) no Amazonas, Franqueada DSOP; Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Consultora Financeira de Pessoas Físicas e Micro Empresas do Simples Nacional e MEI.