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Vale-presente: lojas, aplicativos, marketplaces e até restaurante vendem cartões para o Natal

Sem tempo no fim de ano? É possível investir de R$ 15 a R$ 2 mil para deixar o presenteado escolher o que comprar

Está sem tempo neste fim de ano para procurar lembrancinhas para os parentes e amigos? Restaurantes, streamings, livrarias, lojas de moda e marketplaces vendem vales-presentes para o consumidor deixar a cargo do destinatário a escolha de como usar a quantia investida. Assim, é possível pular etapas como conferir tamanho, gosto e até se o presenteado já não tem um item escolhido.

Dependendo do conhecimento a cerca dele, até é possível dar um vale mais nichado, como de um streaming que deseja assinar. Mas se as conversas forem poucas com o destinatário, os vales de marketplaces cumprem o papel, sem gerar dor de cabeça, visto que têm grandes variedades de produtos para serem resgatados.

O educador financeiro Reinaldo Domingos sugere, no entanto, cuidados básicos:

— Deve-se considerar o acesso que a pessoa terá à loja em questão, visto que adquirir um vale-presente de uma loja local para alguém de outra cidade pode dificultar futuras trocas. Além disso, é fundamental garantir que o vale realmente atenda às preferências da pessoa presenteada, evitando, por exemplo, presentear um adolescente com um vale de uma loja infantil — diz o presidente da DSOP Educação Financeira e da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (Abefin).O EXTRA traz, abaixo, uma lista de nove empresas que oferecem vales-presentes. Dependendo da emissora, os cartões pré-pagos variam de R$ 15 a R$ 2 mil. Sempre cabe também perguntar em sua loja queridinha se existe o formato e os valores disponíveis. Com tantas opções para os bolsos, Domingos lembra que é preciso ter cuidado. Ele orienta:

— É preciso alinhar o montante ao orçamento financeiro disponível. O controle é crucial, já que, ao saber que a pessoa presenteada terá conhecimento do valor, há uma tendência de querer impressionar— explica.

Além disso, no momento de definir que vale-presente será adquirido, é de bom tom considerar a condição financeira do presenteado, uma vez que ele pode precisar complementar o valor para adquirir o que deseja. Ou seja, deve-se evitar dar um vale de baixo valor para ser gasto em uma loja com produtos de preços altos.

Varejo também sai ganhando

O vale-presente é uma opção antiga em algumas empresas, como a Livraria Leitura: já existiam no início dos anos 2000. E as vendas continuam crescendo, à medida que a rede se expande. Embora esteja disponível o ano todo, é no Natal que este produto tem seu pico de vendas por lá.

— Os vales de R$ 50 e R$ 100 são os que tem mais saída. Mas iniciamos com um valor mais baixo (R$ 25) para podermos tornar o livro acessível para todas as classes sociais. O mais importante é que ele (o vale-presente) oferece comodidade aos clientes que desejam presentear alguém, mas preferem evitar erros de escolha no extenso catálogo oferecido pela rede — diz Eduardo Batista, gerente de Marketing.

Na Shopee, por outro lado, o vale-presente é bem recente. Surgiu em novembro, para o Natal de 2023.

— A ideia surgiu do feedback de usuários sobre como é prazeroso a busca pelas ofertas no app e ainda aplicar cupons ao final da compra. Então, decidimos permitir que os usuários presenteiem família e amigos com essa experiência. O vale-presente Shopee foi lançado em novembro. Além deste, temos outros disponíveis na plataforma: lançamos cartões presentes de marcas como Google, iFood, Playstation, Xbox, Uber, Spotify, Outback etc. — conta Felipe Piringer, responsável pelo marketing da Shopee.

Se comprador e presenteado saem ganhando, para o varejo, o resultado não é diferente. Marcelo Carvalho, docente e coordenador de Graduação e MBA em Marketing da Estácio, explica que a política favorece as empresas também:

— Vale-presente é dinheiro em caixa. É venda realizada. Garante receita, fortalece a marca no mercado e gera, muitas vezes, novos potenciais consumidores, uma vez que o consumidor real é, na maioria dos casos, o comprador do cartão e não o recebedor. Um outro detalhe é que o cartão preserva uma boa experiência com a marca, afinal é o ganhador que pessoalmente escolhe como vai gastá-lo, diminuindo, dessa forma, potenciais frustrações — pontua.

Conheça opções

iFood – O valor pode ser customizado, partindo do mínimo de R$ 10 por unidade. O cartão é comprado no site. Já o presenteado deve resgatar o voucher no aplicativo, ficando disponível na “carteira iFood” por até 90 dias, para uso em uma única compra em qualquer categoria do aplicativo.

Spotify – Cartões podem ser comprados no endereço https://spotify.todocartoes.com.br ou em lojas físicas e on-line parceiras, como Americanas e Kabum. É possível presentear alguém com um, três ou seis meses de assinatura, sempre para o plano individual.

Centauro – O interessado pode presentear com de R$ 25 a R$ 1 mil por cartão. O cartão é válido em todo site da Centauro e nas lojas físicas, podendo ser utilizado quantas vezes quiser até a liquidação do saldo ou o término da validade. Se o valor da compra for superior ao saldo do cartão, é possível completar com outra forma de pagamento.Uber – É possível comprar o cartão (de R$ 50 a R$ 250) direto pelo app, e inclusive escrever uma mensagem ou gravar um vídeo pra pessoa presenteada. Os créditos não expiram e vão direto para a Wallet, podendo ser usado em viagens ou compras pela aba Mercado do app.

Riachuelo – O valor mínimo para a emissão do cartão presente é a partir de R$ 15, e isso pode ser feito em lojas físicas e no site. O presenteado também pode usar em qualquer meio da rede, incluindo Casa Riachuelo e Carters, em até 12 meses.

Fogo de Chão – Basta acessar o site https://fogodechao.todocartoes.com.br e escolher entre as opções de valores disponíveis (R$ 75, R$ 150, R$ 200, R$ 300, R$ 400 e R$ 500) antes de indicar o e-mail da pessoa que deseja presentear. Ela vai receber o Gift Card Digital e poderá vivenciar a experiência Fogo de Chão na unidade escolhida.

Leitura – Disponíveis para compra nos caixas das lojas físicas, os cartões estão disponíveis em diversos valores (R$ 25, R$ 35, R$ 50, R$ 100 e R$ 150). A pessoa presenteada tem a liberdade de trocar o cartão por produtos em qualquer das lojas da rede.

Shopee – Com valores que variam entre R$ 30 e R$ 200, é possível escolher o tema do cartão digital entre os modelos clássicos: Natal, aniversário ou mascote da Shopee, o Shopito. Também é possível personalizar uma mensagem na hora da compra. O consumidor pode comprar até cinco cartões por vez, pagando via ShopeePay ou Pix. O destinatário recebe um e-mail com o código para ser aplicado na próxima compra. Ele é válido para uma única compra e tem validade de 90 dias a partir da data de aquisição do cartão.

Americanas – As opções de valores são: R$ 25, R$ 50, R$ 100, R$ 150, R$ 200, R$ 250, R$ 300, R$ 500, R$ 750, R$ 1 mil, R$ 1.500 e R$ 2 mil. O cartão pode ser adquirido pelo site ou pelo app, e o presenteado por gastar nos mesmos canais digitais, com exceção de mercado e serviços. O prazo para usar o vale é de 365 dias após a compra.

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