ABEFIN

NOSSO BLOG

Previsão de inflação para 2022 é de alta e reflete no bolso do brasileiro

Por: Paulo Ucelli

O mercado financeiro aumentou, mais uma vez, a projeção da inflação para 2022. De acordo com o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC) em 20 de dezembro, a expectativa é que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, fique em 5,03% no próximo ano.

A inflação impacta diretamente no bolso dos brasileiros, aumentando ou reduzindo o poder de compra e a rentabilidade dos investimentos. Por isso, é necessário acompanhar a evolução do IPCA – que é apurado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – e as mudanças no contexto econômico para tomar decisões mais assertivas.

Poder de compra

O inflação proporciona impacto direto no dia a dia do consumidor. O presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, esclarece que o IPCA é uma média de preços de diferentes produtos. Por isso, o índice costuma ser menor do que a chamada “inflação real”, percebida na hora da compra.

Na prática, a inflação alta significa o encarecimento de produtos e serviços, por vezes, em percentuais muito acima do IPCA. Assim, o consumidor vê uma mesma quantia em dinheiro comprar menos com o passar do tempo.

Outro aspecto que interfere diretamente na vida do consumidor é a alta da taxa Selic – cuja projeção é ser fixada em 11,5% no próximo ano, segundo o Boletim Focus. A alta significa que os juros de um financiamento, de um empréstimo bancário e do uso de cartão de crédito ficam mais caros.

No cenário projetado para 2022, de alta da inflação e da Selic, é aconselhável que os consumidores redobrem os cuidados com as finanças e evitem o endividamento.

A educação financeira pode ser uma boa aliada para o próximo ano. Na internet é possível encontrar conteúdos, em diferentes formatos, que auxiliam a equilibrar as finanças. O site do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) disponibiliza aulas gratuitas sobre o tema.

Investimentos

Quem conseguiu poupar dinheiro e pretende começar a investir no próximo ano pode abrir uma conta em uma plataforma de investimentos. Além de necessária para realizar as operações, as corretoras contam com uma equipe de profissionais que oferece o suporte para a compreensão de quais produtos estão mais atrativos no momento.

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), é preciso avaliar a rentabilidade, a segurança e a liquidez dos investimentos. Além disso, também é recomendável definir o valor que será aplicado, o objetivo com o qual irá investir e a tolerância aos riscos. Juros

Na tentativa de controlar a alta da inflação, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC vem elevando a taxa básica de juros Selic nos últimos meses e isto continuará acontecendo em 2022. Considerando esse cenário, os investimentos em renda fixa, como o Tesouro Direto, o Certificado de Depósito Bancário (CDB), a Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) são atrativos. Já na renda variável, os fundos de investimento imobiliário (FIIs) são apontados como boas opções.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes: