INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A RESILIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO
FINANCEIRA:
IMPLANTAÇÃO TEÓRICA NO
ENSINO PROFISSIONALIZANTE
DO EIXO DE GESTÃO E NEGÓCIOS
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A RESILIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO FINANCEIRA: IMPLANTAÇÃO TEÓRICA NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE DO EIXO DE GESTÃO E NEGÓCIOS
Este artigo tem a finalidade de abordar o tem “Inteligência emocional e a Resiliência aplicada à Educação financeira: implantação teórica no ensino profissionalizante do eixo de gestão e negócios” focando a inteligência emocional como sendo a capacidade que cada indivíduo tem para administrar as próprias emoções e entender as dos outros. O termo foi difundido pelo psicólogo estadunidense Daniel Goleman. Diferentemente das outras maneiras de avaliar a sabedoria das pessoas, a inteligência emocional não envolve conhecimentos de aspectos cognitivos, científicos ou acadêmicos, mas a capacidade de reconhecer e lidar com sentimentos e emoções com o objetivo de atingir o desenvolvimento pessoal e profissional. Essa habilidade, se bem-desenvolvida, contribui para o bom relacionamento entre as pessoas, permitindo um maior entendimento nas relações interpessoais e a melhor interação no trabalho. As pessoas que têm inteligência emocional conseguem sentir, pensar e agir de forma mais equilibrada e consciente. Dessa maneira, as emoções não controlam a vida, apenas fazem parte das experiências pessoais. A resiliência é algo que se aprende, ou seja, você não nasce com ela. Embora o papel da genética deva ser considerado, pesquisas mais recentes indicam que a resiliência em crianças e adultos pode ser aprendida, e a escola é um espaço privilegiado para isso.
Ao contrário do que muitos pensam, a educação financeira não está relacionada apenas a aprender a poupar e a economizar.
Mas principalmente, buscar se preparar hoje para conseguir uma qualidade de vida maior no futuro, proporcionando segurança material e garantia para eventuais imprevistos.
Autor (a): Mário Sérgio Corsini
Ano: 07/2021
Material: Artigo Científico
Palavras chave: Inteligência Emocional. Resiliência. Educação Financeira. Empatia.
A ÁRVORE GENEALÓGICA
FINANCEIRA COMO
PROCESSO DE MUDANÇA COMPORTAMENTAL
A ÁRVORE GENEALÓGICA FINANCEIRA COMO PROCESSO DE MUDANÇA COMPORTAMENTAL
Esse artigo possui o tema: “A árvore genealógica como processo de mudança comportamental”. O objetivo principal é abordar a importância do entendimento das heranças financeiras que recebemos dos nossos familiares para compreendermos os comportamentos atuais em relação ao dinheiro, que ultrapassam a linha de uma simples planilha de controle. Para isso, a metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica dos conteúdos em sites e livros didáticos de autores como: DAN ARIELY e JEFF KREISLER (2019) e VERA RITA DE MELO FERREIRA (2011).
A metodologia abordada na psicologia do dinheiro e nas decisões econômicas tem como premissa incluir o entendimento sobre um DNA financeiro no qual recebemos por influência ao meio em que somos criados, buscando compreender os modelos, paradigmas e padrões de consumos que levam à mudanças duradouras. Esse tipo de teoria apresenta-se extremamente interessante, do ponto de vista comportamental, proporcionando às pessoas uma visão inovadora do dinheiro, além de estabelecer uma rotina diária mais equilibrada para a conquista de sonhos e projetos de vida.
Autor (a): Marcio Guirado Martins
Ano: 10/2021
Material: Plano de Negócio
Palavras chave: Árvore genealógica financeira. Psicologia do dinheiro. DNA financeiro. Decisões econômicas. Rotina financeira.