ABEFIN

HIPERCONSUMISMO:
UM CASO DE ANALFABETISMO FINANCEIRO

HIPERCONSUMISMO: UM CASO DE ANALFABETISMO FINANCEIRO

No presente artigo “Hiperconsumimo: Um caso de anafalbetismo financeiro” começo
discorrendo sobre a minha antiga relação deseducada com o dinheiro e com as
compensações afetivas para suprir carências pessoais. Prosseguindo com a
exposição das causas justificadoras do consumo desregrado de outrora e de como
consegui me motivar para sair da inércia e lançar-me no preparo de um plano de ação
e execução visando o enfrentamento e superação do comportamento hiperconsumista,
por meio da Educação Financeira. Explicito a linha de atuação adotada para erradicar
o analfabetismo financeiro e o hiperconsumismo, respaldada, principalmente, pela
Metodologia DSOP, de autoria do educador e terapeuta Dr. Reinaldo Domingos.
Discorro sobre conceitos, aplicabilidade e êxito do processo educativo financeiro e da
referida metodologia, usados para o deslinde da problemática ora apresentada.
Compartilho casuísticas pessoais, onde restou demonstrado o esforço máximo
empregado na busca de soluções para os desafios, com envolvimento autorreflexivo,
crítico, sério, responsável, confiante e exitoso.

Autor (a):  Maria de Fátima Neves Duda

Ano: 04/2024

Material: Artigo Científico

Palavras chave: Hiperconsumismo. Analfabetismo financeiro. Educação Financeira. Metodologia DSOP.

HIPERCONSUMISMO
UM CASO DE
ANALFABETISMO
FINANCEIRO

HIPERCONSUMISMO: UM CASO DE ANALFABETISMO FINANCEIRO

No presente artigo “Hiperconsumimo: Um caso de anafalbetismo financeiro” começo
discorrendo sobre a minha antiga relação deseducada com o dinheiro e com as
compensações afetivas para suprir carências pessoais. Prosseguindo com a
exposição das causas justificadoras do consumo desregrado de outrora e de como
consegui me motivar para sair da inércia e lançar-me no preparo de um plano de ação
e execução visando o enfrentamento e superação do comportamento hiperconsumista,
por meio da Educação Financeira. Explicito a linha de atuação adotada para erradicar
o analfabetismo financeiro e o hiperconsumismo, respaldada, principalmente, pela
Metodologia DSOP, de autoria do educador e terapeuta Dr. Reinaldo Domingos.
Discorro sobre conceitos, aplicabilidade e êxito do processo educativo financeiro e da
referida metodologia, usados para o deslinde da problemática ora apresentada.
Compartilho casuísticas pessoais, onde restou demonstrado o esforço máximo
empregado na busca de soluções para os desafios, com envolvimento autorreflexivo,
crítico, sério, responsável, confiante e exitoso.

Autor (a): Maria de Fátima Neves Duda

Ano: 04/2024

Material: Artigo Científico

Palavras chave: Hiperconsumismo. Analfabetismo financeiro. Educação Financeira.
Metodologia DSOP.