ABEFIN

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS: DESAFIOS E ABORDAGENS DOCENTES

Este artigo aborda a obrigatoriedade do tema: Educação Financeira nas escolas, 
descrevendo o processo de busca por formação de duas professoras da rede 
Pública de Campinas e as estratégias que vêm desenvolvendo para tornar 
realidade a implementação do tema em suas salas de aula. O foco na formação 
do professor, agente que está diretamente envolvido no processo educativo, 
torna-se fundamental para que a Educação Financeira se torne uma realidade 
nas escolas do Brasil. Mas o que afinal é considerado Educação Financeira? 
Compreender a história da introdução do tema EF como parte obrigatória do 
currículo escolar, quais as expectativas em relação ao trabalho do professor, 
como tem sido o processo de formação oferecido para estes profissionais, se faz 
necessário para que possamos refletir sobre os caminhos que têm sido trilhados 
para atender as diferentes realidades do nosso país, para tanto, a finalidade 
deste estudo é apresentar a trajetória das professoras Lúbia e Lucimar, que, na 
busca pela “Alfabetização financeira” pessoal, acabaram por “descobrirem” a 
obrigatoriedade do tema também na sala de aula, segundo consta na BNCC 
(Base Nacional Comum Curricular). Este propósito será conseguido através de 
uma pesquisa dos documentos sobre o tema e revisão bibliográfica, além do 
compartilhamento do relato de experiência das professoras e como têm trilhado 
o caminho de trazer para suas práticas em sala de aula o Tema Educação 
Financeira entendido como ferramenta de reflexão sobre nossos 
comportamentos financeiros, hábitos de consumo e os impactos dos mesmos 
em nossa sociedade.

Autor (a): Lúbia Cristina Bertaci

Ano:04/2024

Material: Artigo Científico

Palavras chave: Educação Financeira. Educação Financeira nas escolas. 
Educação Financeira na BNCC. Comportamento financeiro. Formação de 
professores.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS: DESAFIOS E ABORDAGENS DOCENTES

Este artigo aborda a obrigatoriedade do tema: Educação Financeira nas escolas, 
descrevendo o processo de busca por formação de duas professoras da rede 
Pública de Campinas e as estratégias que vêm desenvolvendo para tornar 
realidade a implementação do tema em suas salas de aula. O foco na formação 
do professor, agente que está diretamente envolvido no processo educativo, 
torna-se fundamental para que a Educação Financeira se torne uma realidade 
nas escolas do Brasil. Mas o que afinal é considerado Educação Financeira? 
Compreender a história da introdução do tema EF como parte obrigatória do 
currículo escolar, quais as expectativas em relação ao trabalho do professor, 
como tem sido o processo de formação oferecido para estes profissionais, se faz 
necessário para que possamos refletir sobre os caminhos que têm sido trilhados 
para atender as diferentes realidades do nosso país, para tanto, a finalidade 
deste estudo é apresentar a trajetória das professoras Lúbia e Lucimar, que, na 
busca pela “Alfabetização financeira” pessoal, acabaram por “descobrirem” a 
obrigatoriedade do tema também na sala de aula, segundo consta na BNCC 
(Base Nacional Comum Curricular). Este propósito será conseguido através de 
uma pesquisa dos documentos sobre o tema e revisão bibliográfica, além do 
compartilhamento do relato de experiência das professoras e como têm trilhado 
o caminho de trazer para suas práticas em sala de aula o Tema Educação 
Financeira entendido como ferramenta de reflexão sobre nossos 
comportamentos financeiros, hábitos de consumo e os impactos dos mesmos 
em nossa sociedade.

Autor (a): Lúbia Cristina Bertaci

Ano: 04/2024

Material: Artigo Científico

Palavras chave: Educação Financeira. Educação Financeira nas escolas. 
Educação Financeira na BNCC. Comportamento financeiro. Formação de 
professores.