00250464

Melhor é dar do que receber

Desde abril de 2019 o CMEI Vila Osternack tem aprendido e vivido situações de Educação Financeira por meio das parcerias entre a Secretaria Municipal da Educação e a Sesame Workshop com apoio da MetLife Foundation. A metodologia da parceria segue a sigla DSOP, que significa Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar. Com os objetivos de sonhar, planejar e alcançar, o projeto pretende refletir com profissionais, crianças e famílias sobre a educação financeira.

No decorrer do ano, várias temáticas foram trabalhadas com famílias e crianças. Com a intenção de que a família passasse tempo de qualidade junto, o projeto trouxe várias temáticas para conversas, tais como: nossa história, nosso sonho, nosso cofrinho, entre outros.

A ideia do projeto é refletir sobre várias formas de se adquirir coisas para além do comprar, e quais são elas? Na contramão de uma intensa e injusta mídia capitalista há espaço para se viver feliz de graça? Sim! A Vila Sesamo, CMEI Vila Osternack e Secretaria Municipal da Educação tiveram como meta refletir sobre isto com crianças e familiares neste ano de 2019.

Assim, quais são as formas para se adquirir coisas para além do comprar? Algumas respostas são: doar, fazer, trocar e compartilhar. Isso mesmo, é possível fazer brinquedos, fazer receitas, doar o que não se usa, compartilhar coisas, dividir, trocar…

Assim, como tudo o que acontece numa Instituição de Educação Infantil deve ser pedagógico, o dia das crianças foi comemorado com algumas ações de altruísmo e bem ao próximo. Fazendo uso das palavras da secretária municipal da Educação de Curitiba em seus votos para os professores, numa citação direta que diz que os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável nascem para promover a paz mundial, como inspiração, “sejam eles o bem que se faz para si, os pares, os estudantes, as crianças” e que “sejam eles entusiasmo para a nossa vida para a herança do que sempre desejamos: um mundo melhor” (Maria Silvia Bacila, Secretária Municipal da Educação), o CMEI programou para o dia 11 de outubro um piquenique entre as famílias do CMEI, tendo como o bem maior o compartilhar e socializar, num belo dia ensolarado e também uma feira de troca de brinquedos.

A programação completa foi um sucesso. Num lindo dia de sol, com muitas famílias participantes, todos os profissionais envolvidos, as crianças e famílias puderam se divertir, compartilhando o piquenique, sorrisos, conversas, brincadeiras, aquele tempo para “stand bye” e ainda, todos trocaram brinquedos numa bela feira de trocas.

Durante as semanas que antecederam a data, as professoras dos Pré’s II (Marleide, Geni Fogaça e Silvana Cancileiri) estiveram conversando com as crianças sobre alimentação saudável e partilha, fomentando o sentimento de empatia entre eles.

Esta atividade também teve como objetivo fortalecer a identidade da Unidade como espaço sustentável, permeando os planejamentos pelos objetivos da Unesco:  3 – saúde e bem estar; 4 – educação de qualidade; 11 – cidades e comunidades sustentáveis; 12 – consumo e produção responsáveis e 16 – paz, justiça e instituições fortes. A identidade da Educação Infantil também foi fortalecida, onde as crianças puderam expressar-se, participar, dialogar, entre outros direitos de aprendizagem.

Viva Curitiba, Cidade Educadora! Viva as crianças, cidadãos do presente e do futuro!

Autor: Vila Osternack, CMEI Fonte: Dayanne Fabrilli Gomes de Oliveira Adams Evangelis

Sem título00250461

Posted in Artigos, Autor, Educador Financeiro, Notícias - Abefin - Associação Brasileira de Educadores Financeiros, noticias-abefin, Reinaldo domingos, Releases.

Thayna Palmas