tirar os sonhos do papel

6 formas de economizar e tirar os sonhos do papel

Tirar os sonhos do papel: esse é um desafio para muitos brasileiros. Veja 6 formas de economizar e atingir seus objetivos.

 

Teste gratuito: você terá futuro rico ou futuro pobre?

➡ http://www.dsop.com.br/testes/

 

1 – Primeiro, coloque os sonhos no papel

Não tenha apenas sonhos na mente. Anote pelo menos três, sendo um de curto prazo (a ser realizado em até um ano), outro de médio prazo (em até 10 anos) e um último de longo prazo (a partir de 10 anos). Saiba quanto custa cada um deles e o quanto precisa poupar mensalmente para realizar no período desejado. Muitos sonhos não se realizam porque as pessoas nem ao menos sabem o quanto custam realmente.

 

2 – Venda o que não usa mais

Quem nunca comprou algo e utilizou poucas vezes? Eletrônicos e eletrodomésticos são itens que podem ser vendidos ou mesmo alugados, já que estamos na era do compartilhamento. Comece a se desapegar e venda para conhecidos ou online. Caso precise novamente no futuro, você poderá pegar emprestado, comprar de segunda mão ou até mesmo alugar – tendo foco nos sonhos, o consumismo perde a força.

 

3 – Corte suas despesas supérfluas

Muitos gastos cotidianos são supérfluos ou desnecessários, feitos sem atenção. Uma alternativa é fazer um diagnóstico financeiro por 30 dias, se tiver renda fixa, ou por 90 dias, se tiver renda variável. Anote todos os gastos separando por categoria, como doces, gorjetas e roupas, por exemplo. Assim conhecerá seu comportamento e saberá quais itens pode reduzir ou eliminar para economizar para tirar seus sonhos do papel.

 

4 – Reveja seus pacotes

Pelo menos uma vez ao ano é importante rever os preços dos pacotes contratados, como de TV a cabo, internet e planos de celular, por exemplo. Veja se está usando tudo o que paga e/ou se poderia reduzir os pacotes mensais. Além disso, é possível que a empresa esteja praticando preços menores e oferecendo novas vantagens atualmente, vale a pena conferir. Tudo para tirar os sonhos do papel!

 

5 – Economize nas contas básicas

Atitudes simples, como desligar a TV se ninguém estiver assistindo ou fechar a torneira ao escovar os dentes, podem gerar boa economia mensal e ajudar a tirar os sonhos do papel. Faça o teste por um mês, procure tomar banhos mais curtos, tirar aparelhos da tomada e lavar todas as roupas de uma vez. Direcione toda a quantia economizada para a poupança dos sonhos.

 

6 – Experimente coisas novas

Que tal passear no parque ao invés de ir ao shopping? Para economizar, é importante mudar hábitos e comportamentos. Observe quais gatilhos te levam ao consumo desnecessário e procure mudar suas atitudes. No mercado, por exemplo, experimente novos produtos e novas marcas. Você pode se surpreender e ter vantagens cada vez maiores no orçamento mensal.

Posted in Artigos, Autor, noticias-abefin, Reinaldo domingos.
Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos

É mestre em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira e da Editora DSOP, Presidente da Abefin!

Acesse todos artigos de Reinaldo Domingos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *