Educador financeiro

Cresce mercado para profissionais de educação financeira

Uma profissão relativamente nova vem sendo cada vez mais requisitada no Brasil, a do educador financeiro. Com a inadimplência atingindo 59,8 milhões de brasileiros, o especialista atua atendendo famílias, escolas e empresas e promovendo palestras, seminários, apresentações e cursos.

Em meio à crise econômica e ao desemprego, o mercado se amplia a tem crescente procura. O trabalho do educador financeiro possibilita que as pessoas tenham uma nova atitude em relação às finanças, sendo capazes de realizar seus sonhos e alcançar sua independência financeira.

“Vivemos em uma época em que nunca se falou tanto em dívidas. Temos a impressão de que todas as pessoas, de uma forma ou de outra, estão endividadas. O educador financeiro acolhe essas pessoas e educa para que saiam dessa situação de maneira correta, saudável e definitiva”, conta a Educadora Financeira Janina Jacino.

Atualmente, há especialistas atuando no Brasil inteiro. Economistas, coachings, profissionais de RH e até mesmo engenheiros se profissionalizam no tema, pois não há restrição: a educação financeira é uma ciência comportamental. Na última semana, nova turma, com mais de 30 educadores financeiros, foi capacitada em São Paulo e já está atuando.

“Um dos principais diferenciais desta especialização é que o profissional precisa primeiro aplicar em sua vida, para então estender os conhecimentos aos demais. Do contrário, seria impossível educar financeiramente outras pessoas”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos.

 

Entenda como atua o educador financeiro:

– Com as famílias

Orienta sobre como administrar as finanças, sair das dívidas e estabelecer um plano de vida e priorizar seus sonhos de curto, médio e longo prazos;

– Em empresas

Leva educação financeira para o quadro de funcionários, possibilitando melhor administração de recursos, aumento da produtividade e fortalecimento do vínculo com a organização;

– Nas escolas

Contribui para a criação de uma nova geração de pessoas independentes financeiramente, por meio do Programa de Educação Financeira para Escolas.

 

De olho no futuro

Neste mês, mais de 100 educadores financeiros de todo o Brasil se reunirão em Vitória/ES entre os dias 20 e 22 de julho para discutir muitos dos rumos em relação à reeducação financeira da população.

Durante a IX Convenção DSOP 2017/2018, os especialistas irão aprimorar conhecimentos para disseminar o importante conceito para o maior número de brasileiros possível.

 

Sobre a DSOP Educação Financeira

A DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br) é a principal mantenedora da Abefin, uma organização dedicada à disseminação da educação financeira no Brasil e no mundo, por meio da aplicação da Metodologia DSOP, criada pelo educador e terapeuta financeiro, Reinaldo Domingos.

Dia após dia, a DSOP se firma como principal promotora de conhecimento sobre o tema no Brasil, destacando-se pelo amplo alcance de seus programas, que beneficiam estudantes, profissionais e famílias, contemplando todo o ciclo de vida.

Atualmente, dispõe de uma rede formada por mais de 250 educadores financeiros e mais de 60 franquias de negócios em todo o Brasil e uma nos Estados Unidos (Orlando, Flórida), que compartilham da missão de disseminar a educação financeira, romper com o ciclo de pessoas com desequilíbrio financeiro e construir novas gerações e famílias sustentáveis financeiramente.

Posted in Notícias - Abefin - Associação Brasileira de Educadores Financeiros, noticias-abefin, Releases and tagged , .

Rayane Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *